Notícias
Estudante de Crato é bronze na OBI
Aos 16 anos, o jovem Gabriel de Alcântara hoje está mais empolgado por participar de um evento em nível nacional e ainda ficar entre os primeiros colocados na competição cuja intenção é despertar nos alunos o interesse pela ciência da computação através de uma atividade que envolve desafio e engenhosidade. A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é a instituição organizadora do evento.
Estudante do Curso de Informática no IFCE campus Crato, Gabriel conta com entusiasmo a sensação de vivenciar as etapas da XVI Olimpíada brasileira de Informática (OBI) e ser ganhador da medalha de bronze. Segundo ele, a oportunidade de aprender assuntos ligados a informática só veio após entrar no IFCE no decorrer da disciplina lógica de programação. Assim, foi o campus de Crato quem lhe apresentou a Olimpíada. "A partir daí montamos um grupo de estudo.Estudávamos a teoria e aplicávamos a prática nas questões e hoje estar entre os primeiros colocados é um incentivo para que eu continue a estudar e quem sabe continuar ganhando medalhas", explica o jovem.
Além de estudantes do Ceará, também participaram da olimpíada representantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e outros.
Sobre a OBI:
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é quem anuncia a realização da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. A OBI está organizada em três modalidades e em todas elas os alunos competem individualmente. Cada aluno poderá estar inscrito em apenas uma modalidade.
Alaíde Régia - Crato