Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Esqueleto de égua é atração na Expocrato
conteúdo

Notícias

Esqueleto de égua é atração na Expocrato

EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA

Ossada faz parte do laboratório de Anatomia do IFCE
última modificação: 19/07/2018 11h35
Exibir carrossel de imagens Foto: Alissa Carvalho Vitória chama a atenção de visitantes

Vitória chama a atenção de visitantes

De longe, até parece um dinossauro. O tamanho do esqueleto impressiona adultos e crianças, que se aproximam do stand do IFCE na Expocrato com curiosidade. É, na verdade, a ossada completa da égua Vitória, animal da raça francesa percheron, que faz parte do laboratório de Anatomia Animal do curso de Zootecnia do campus de Crato do IFCE.

Quando viva, Vitória media cerca de um metro e oitenta e pesava mais de uma tonelada, o que explica o tamanho do esqueleto. Ela pertencia ao professor Kael Rocha, que dá aula de equinocultura no campus de Crato, e foi destaque nas competições de pista da Expocrato durante anos.

Além de égua de competição, Vitória era objeto de pesquisa dos alunos do Instituto, como explica o professor: "Ela deixou uma história muito bonita, participando das pesquisas dos alunos. É uma égua que teve uma importância muito grande na formação dos alunos e que continua servindo ao aprendizado deles". O animal faleceu em 2017, aos oito anos de idade, e o esqueleto foi doado pelo professor para o laboratório de anatomia.

Criador de cavalos, Cristiano é um dos visitantes impressionados com o tamanho da ossada: "É muito interessante, nunca tinha visto os ossos dessa forma, em pé. Dá para perceber que era um animal muito largo, e a gente fica se perguntando como ela era".