Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Especializações iniciam atividades
conteúdo

Notícias

Especializações iniciam atividades

Aula inaugural ocorre na sexta-feira, 4
última modificação: 03/08/2017 09h24

Com uma aula inaugural sobre convivência com o semiárido, o campus de Crato do IFCE recebe amanhã, a partir de 18h, os primeiros alunos dos três novos cursos de especialização oferecidos pela instituição. A aula será ministrada pelo coordenador de pesquisa do campus, professor Erllens Eder Silva.

As especializações em Gestão e Manejo em Recursos Ambientais, Manejo Sustentável e Irrigação para o Desenvolvimento de Sistemas Agrícolas e Produção Animal no Semiárido (com habilitação em ruminantes ou em não-ruminantes) têm turmas de 30 alunos cada uma, num total de 90 estudantes. A duração é de três semestres letivos, com um quarto semestre para a elaboração e apresentação do TCC.

Para a diretora de ensino do campus, Francisete Fernandes, os cursos têm três objetivos principais: "Primeiro, é dar continuidade aos estudos para os alunos egressos do nosso curso de Zootecnia, oferecer uma formação de qualidade para os profissionais das áreas de atuação das especializações e fomentar essas áreas na região".

Perfil
Gestão e Manejo em Recursos Ambientais

O curso atende a uma demanda da sociedade de capacitar os profissionais que trabalham em áreas relacionadas ao meio ambiente, como Zootecnia, Irrigação, Direito, Ciências Sociais, Engenharia Ambiental e Biologia, para que possam produzir seguindo os atuais preceitos ambientais. A especialização terá módulos sobre o contexto florestal, recursos hídricos, energias renováveis, resíduos sólidos, entre outros.

Manejo Sustentável e Irrigação para o Desenvolvimento de Sistemas Agrícolas

A especialização tem como foco a sustentabilidade. Os profissionais aprenderão a fazer o planejamento de sistemas de irrigação e terão disciplinas que tratam de questões de clima, de solo e de recursos hídricos.

Produção Animal no Semiárido

A especialização busca capacitar os profissionais para atuar dentro de critérios de manejo alimentar, manejo reprodutivo e manejo sanitário. O objetivo é melhorar a produção animal, através de controle de doenças e controle da alimentação, por exemplo. Os estudantes podem escolher ter habilitação em produção de ruminantes ou de não-ruminantes.

registrado em: