Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Equoterapia é destaque na Semana do Cavalo
conteúdo

Notícias

Equoterapia é destaque na Semana do Cavalo

Evento também debateu manejo e saúde dos animais
última modificação: 06/04/2017 14h36
Foto: Geo Brasil Yasmin participou de uma demonstração de equoterapia.

Yasmin participou de uma demonstração de equoterapia.

Você já ouviu falar em equoterapia? A prática, um método terapêutico e interdisciplinar que utiliza o cavalo para promover consciência corporal e inclusão social, foi o destaque da primeira edição da Semana do Cavalo, realizada de 3 a 7 de abril no campus de Crato do IFCE. Além de uma oficina sobre o tema, a programação do evento contou com palestras, rodas de conversa e oficinas sobre o mundo do cavalo, reunindo estudantes, empresas e profissionais da área interessados em debater a temática e adquirir novos conhecimentos.

Segundo o professor Kael Rocha, coordenador do evento, a programação teve como objetivo aproximar estudantes, profissionais e empresas do ramo, promovendo uma atualização acadêmica e profissional por meio de apresentações práticas e palestras de novas tecnologias e novos produtos. O balanço feito é positivo: "A gente está tendo um público fantástico, atingindo muito mais do que a expectativa. Este foi o primeiro ano, e com certeza o evento vai entrar no calendário do campus".

A fisioterapeuta Katiuscia Barbosa foi a responsável por ministrar a oficina de equoterapia durante as manhãs. Ela explica que a abordagem é capaz de ajudar pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, com autismo, síndrome de down, doenças neurológicas que comprometam os movimentos e até pessoas com insônia, depressão e níveis altos de estresse: "O convívio com o animal é muito bom para o ser humano. Além do contato, do toque, dos cuidados que se tem com o cavalo, tem a montaria. Na montaria, o movimento tridimensional do cavalo proporciona a quem está em cima a sensação de que está andando com as próprias pernas, estimulando o cérebro, trabalhando o tônus muscular, a musculatura e o corpo como um todo".

No Cariri, a prática chegou há cerca de cinco anos. A filha de Edimar Vieira, Yasmin, teve paralisia cerebral e encontrou na equoterapia o tratamento ideal. Para proporcionar qualidade de vida à filha, ele resolveu abrir um centro em Juazeiro do Norte, e os benefícios, ele explica, são muitos: "A gente sente no equilíbrio do tronco [da Yasmin], ela também fica mais à vontade, mais solta. Ela não tem mais medo, melhorou a coordenação motora, a postura. Os benefícios vêm sempre a agregar". Além dos benefícios físicos, Yasmin desenvolveu também a paixão pela prática: "Eu gosto do cavalo, se eu puder pratico todo dia. Pratico com meu pai e pratico como esporte também. Eu me sinto bem", conta ela, que participou de uma demonstração durante a oficina.

Para Katiuscia, a Semana do Cavalo contribui para tornar o tratamento mais conhecido na região: "A equoterapia ainda é um tratamento pouco conhecido. Um evento desse é muito bom, porque a gente divulga a temática. A gente quer estimular e capacitar mais profissionais para trabalhar com a equo", afirma Katiuscia. Edimar concorda: "Muita gente conhece o cavalo apenas para passeio ou para a vaquejada e não conhece os benefícios para a saúde. Num encontro como este, você também tem a oportunidade de conhecer outros tipos de animais, de tratamentos e de práticas".

No IFCE, o campus de Iguatu oferece a equoterapia para crianças, adolescentes e adultos, em parceria com a APAE. O projeto Galopes da Inclusão atende doze praticantes, cada um por um período de até dois anos. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site do campus

Manejo e saúde

Outro eixo temático da Semana do Cavalo debateu o manejo e a saúde dos animais, nos períodos da tarde e da noite. Motivação profissional, a importância do cavalo para o agronegócio e os cuidados com o bem-estar e a nutrição do animal foram temas de palestras e rodas de conversa durante todo o evento. O campus foi palco de oficinas de doma racional e formas de aplicar medicação, por exemplo. O foco no bem-estar do cavalo é fundamental para que desempenhe de forma adequada o seu papel, tanto na equoterapia como também no esporte.

Confira também:

Semana do Cavalo no CE TV

Semana do Cavalo no Bom Dia Ceará

Assunto(s): Produção animal