Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > 19 alunos de Crato são aprovados para a segunda fase da OBMEP

19 alunos de Crato são aprovados para a segunda fase da OBMEP

A olimpíada aumenta o interesse nos estudos e traz chance de receber prêmios
última modificação: 16/08/2016 08h46

Organizada no campus de Crato pelo professor Moesio Sales, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem como principal objetivo criar um ambiente que estimule o estudo da Matemática, tanto para alunos quanto para professores. A aplicação das provas da primeira fase ocorreu dia 07 de junho.

Para o professor Moesio, as olimpíadas são importantes tanto para mostrar aos alunos o papel da matemática quanto para a descoberta de novos talentos. "Os alunos aprendem que a matemática vai além do que se vê em sala de aula, é uma ciência que contribui muito para o desenvolvimento de novas tecnologias. As olimpíadas como a OBMEP e a OBM são portas para grandes universidades, como por exemplo o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês)."

Os alunos medalhistas da OBMEP têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Ele é realizado através de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país e também no fórum virtual. Os objetivos são despertar nos estudantes o interesse e o gosto pela matemática e pela ciência em geral, além de motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

A aplicação das provas da segunda fase acontecerá no dia 10 de setembro deste ano. Os seguintes alunos foram  aprovados na primeira fase:

Ana Beatriz Santos Macedo
Antonio Alves Costa Filho
Almir Herisson Costa dos Santos
Athilson da Silva
Cícero Samuel Santos Morais
Francisco Leandro Soares Marcelino
Francisco Lopes da Silva Júnior
Gabriel Bezerra Amaral
Issac Lucas Dias Vasconcelos
Italo Lima Pinho
Janayna da Silva Santos
Kleyton Vinycius da Silva Souza
Levi Costa Rabelo
Marcio Cleiton de Souza Nascimento
Mateus Gonçalves da Silva
Roberto Tiago de Sousa Brito
Shara Cosmo da Silva
Tamara Steffany de Lima da Silva
Vitor Cariri da Silva

A Olimpíada
A OBMEP é promovida desde 2005 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), sendo realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É dirigida aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.