Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Ecomapss leva acessibilidade ao Mirante do Caldas
conteúdo

Notícias

Ecomapss leva acessibilidade ao Mirante do Caldas

MAPEAMENTO AMBIENTAL

Projeto instalou guia e placas em braile em trilha acessível
última modificação: 11/12/2023 16h50
Exibir carrossel de imagens Foto: Alissa Carvalho Trilha foi oficialmente inaugurada durante programação de aniversário do Mirante

Trilha foi oficialmente inaugurada durante programação de aniversário do Mirante

A trilha do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, importante ponto turístico do Cariri, agora conta com estratégias de acessibilidade implantadas pelo Ecomapss, aplicativo de mapeamento ambiental e georreferenciamento criado por professores e estudantes do campus de Crato do Instituto Federal do Ceará.

Para marcar o sucesso da implantação do projeto no complexo, uma visita formativa à trilha do mirante será realizada nesta sexta-feira (15), às 14h. A ação é aberta a todas as pessoas interessadas.

Além de implantar placas de identificação das espécies nativas mapeadas na trilha, a equipe do projeto, formada pelos professores Brisa Cabral, Gauberto Barros e João Alberto Abreu, instalou uma corda guia com guizos para indicar o percurso da trilha e a localização das placas, que contam com informações em braile. As placas trazem nome científico e nome popular das espécies e um qr code que, ao ser lido pelo aplicativo, apresenta informações e curiosidades sobre a planta.

Durante as comemorações de aniversário do Mirante, na última sexta-feira (17), a gestora executiva do complexo, Charmene Rocha, aproveitou para destacar a importância do investimento público em ações de inclusão. Para ela, as estratégias de acessibilidade utilizadas pelo projeto ajudam a disseminar o conhecimento sobre a floresta: "O qr code, o cordão, o sino que indica a placa com as informações, tudo isso é maravilhoso. Isso realmente é um trabalho social, com inclusão das pessoas, acessibilidade e oportunidade de conhecimento, porque o conhecimento é para todas as pessoas. As instituições públicas têm que abraçar essas causas".

Os recursos de acessibilidade da trilha foram testados antes da inauguração pelo estudante Germano Silva, que é cego. Ele realizou o percurso e sugeriu adaptações que ajudariam o usuário a construir um mapa mental da trilha.

Um dos coordenadores do projeto, o professor João Alberto Abreu explica que o app deve ganhar novas funcionalidades relacionadas à acessibilidade: "A gente está preparando o aplicativo para que ele fique ainda mais acessível, com adaptações para os recursos de leitura de tela dos smartphones e também com avisos sonoros de que o usuário está se aproximando de um atrativo mapeado pelo projeto".

Além do Complexo Ambiental Mirante do Caldas, o Ecomapss está disponível em pontos turísticos do Ceará e também na Pedra do Claranã, em Bodocó (PE). No Ceará, contam com o projeto os visitantes do Parque do Cocó, da ARIE do Sítio Curió e da Praça Luiza Távora, em Fortaleza; do Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato; da ARIE das Águas Emendadas, em Tauá; do Parque Botânico, em Caucaia; do Parque das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte; do Geopark Araripe (nos geossítios Pontal de Santa Cruz e Pedra Cariri, em Santana do Cariri, e Ponte de Pedra, em Nova Olinda); e do Parque Nacional de Jericoacoara.

"A gente conseguiu ter um número bem significativo de unidades e localidades de conservação, como o Parque Nacional de Jericoacoara e o Mirante do Caldas. O nível de crescimento está bem significativo, assim como a busca por novos espaços para implantação do projeto", destaca o professor João Alberto.

Segundo ele, o projeto está em fase de implantação na trilha do Santo Sepulcro, que fica no Geossítio Colina do Horto, em Juazeiro do Norte; na trilha do Belmonte, na Floresta Nacional do Araripe, no Crato; e em novas trilhas no Parque Nacional de Jericoacoara.