Notícias
Ecomapss é inaugurado no Sítio Curió, em Fortaleza
MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA
Mais uma unidade de conservação do Ceará conta, a partir desta sexta-feira, com o projeto Ecomapss, aplicativo de mapeamento ambiental desenvolvido por professores e estudantes do campus de Crato do Instituto Federal do Ceará. Depois de implantado no Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato, na ARIE das Águas Emendadas, em Tauá, e no parque do Cocó, em Fortaleza, o app está disponível agora para os visitantes da ARIE Sítio Curió, também em Fortaleza.
O processo de implantação na unidade durou cerca de quatro meses, entre o levantamento de informações sobre as espécies e a implantação dos QR codes nas placas. Foram identificados 41 pontos em uma trilha de três quilômetros. Os visitantes já podem acessar dados sobre plantas, animais e pontos históricos, como nome científico, nome popular, curiosidades e usos: basta baixar o app, que é gratuito, e apontar a câmera do smartphone para os códigos.
Para a gestora da ARIE Sítio Curió, Izaura Lila, visitantes e UC serão beneficiados pela união entre meio ambiente e tecnologia: "A gente espera envolver cada vez mais os visitantes da unidade, as escolas, para que eles possam ter o aplicativo como uma atividade a mais. Como hoje em dia a utilização dessas tecnologias é muito presente no nosso cotidiano, ter essa utilização num ambiente como esse é super importante, porque é possível integrar mais e ter um atrativo e um diferencial na unidade".
Parte da equipe do projeto, a professora Brisa Cabral destaca a contribuição do Ecomapss para a educação ambiental: "É uma ferramenta muito importante para professores de biologia, de geografia, de história. Como o histórico da leitura do QR code fica armazenado e a pessoa pode ter acesso às informações de qualquer lugar, isso pode ter um alcance muito além da visitação nas unidades".
Segundo a professora, esse tipo de iniciativa é capaz de despertar a consciência da população para a preservação ambiental: "Existe a questão da sensibilização das pessoas com relação ao reconhecimento da importância da preservação das espécies vegetais, animais e do patrimônio histórico através desse aplicativo. As pessoas estabelecem uma conexão com esse valor por meio das informações veiculadas".