Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Ecomapss é inaugurado no Parque das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte
conteúdo

Notícias

Ecomapss é inaugurado no Parque das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte

LANÇAMENTO

Projeto já está disponível em dez pontos turísticos
última modificação: 30/12/2021 16h25
Exibir carrossel de imagens Foto: Alissa Carvalho Estudantes de escolas municipais participaram do lançamento

Estudantes de escolas municipais participaram do lançamento

O Ecomapss já está disponível para visitantes do Parque Ecológico das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte. O projeto foi inaugurado na última quinta-feita (16), com a participação de estudantes do ensino fundamental do município. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp).

São 20 pontos mapeados ao longo de três quilômetros de trilha, entre fauna, flora e outros pontos de interesse, como o viveiro de mudas e a lagoa do parque.

Durante a inauguração, a professora Brisa Cabral, uma das coordenadoras do projeto, defendeu a importância de conhecer para preservar. Ela conversou com as turmas sobre a importância do parque, que abriga, além de inúmeras espécies de fauna e flora, onze fontes naturais que são responsáveis por 70% do abastecimento de água potável de Juazeiro do Norte.

"A gente encara o projeto do Ecomapss como uma ferramenta que atende à ludicidade, a um aspecto emocional, justamente como forma de trazer um turismo de pertencimento e uma vivência educacional. O objetivo disso tudo é fazer com que as pessoas possam entender o quanto é importante a preservação e a consciência dos valores culturais e dos recursos ambientais do lugar, para valorizá-los e defendê-los", explica ela.

O Ecomapss funciona assim: após fazer o download do app na PlayStore, o usuário pode apontar a câmera do smartphone para o QR code nas placas de identificação dos pontos mapeados para ter acesso a informações sobre eles, como nome científico, nome popular, usos e curiosidades sobre a espécie.

Pensando para mapear a flora do próprio campus do IFCE no Crato, o Ecomapss cresceu e já está disponível em unidades de conservação do Ceará e também na Pedra do Claranã, ponto turístico de Bodocó, em Pernambuco. Contam com o projeto os visitantes do Parque do Cocó e da ARIE do Sítio Curió, em Fortaleza, do Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato, da ARIE das Águas Emendadas, em Tauá, e do Parque Botânico, em Caucaia; da praça Luiza Távora, em Fortaleza; da Pedra do Claranã, em Bodocó (PE); e do Geopark Araripe (nos geossítios Pontal de Santa Cruz e Pedra Cariri, em Santana do Cariri, e Ponte de Pedra, em Nova Olinda).