Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Ecomapss é inaugurado na Pedra do Claranã, em Bodocó (PE)
conteúdo

Notícias

Ecomapss é inaugurado na Pedra do Claranã, em Bodocó (PE)

TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE

Projeto já atende visitantes de dez pontos turísticos
última modificação: 06/10/2021 10h37
Exibir carrossel de imagens Foto: Geo Brasil Inauguração oficial reuniu autoridades e moradores locais

Inauguração oficial reuniu autoridades e moradores locais

A equipe do Ecomapss esteve em Bodocó (PE), no último sábado (02), para realizar a implantação das placas de identificação e inaugurar o projeto na Pedra do Claranã, conhecido ponto turístico do município. Agora, os visitantes do local terão acesso fácil a informações e curiosidades sobre a flora, os pontos históricos e as lendas contadas pelos moradores. São 18 pontos mapeados e identificados.

Os professores Brisa Cabral, Gauberto Barros e João Alberto Abreu, coordenadores do projeto, participaram do lançamento, que contou com a presença de ambientalistas, de proprietários do sítio e moradores do local, do prefeito de Bodocó, Otávio Pedrosa, e dos secretários de Educação, de Cultura e de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

Além de informar os visitantes, o app pode ser utilizado em aulas de campo e servir como fonte de pesquisa. É dessa forma que a coordenadora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Bodocó, Luciane Alves Luna, espera que o projeto contribua para a preservação da biodiversidade local: "Através dele", explica Luna, "iremos trazer, para os nossos turistas e para os nossos alunos, conhecimento de forma interativa e lúdica, para com isso plantar uma semente de amor pela natureza".

A família de Carlos Eduardo é proprietária do sítio onde fica a Pedra do Claranã. Ele, que é ex-aluno do IFCE Crato e atua como guia no ponto turístico, aponta que a atividade turística na área será beneficiada: "Para nós, que exploramos turisticamente e de forma responsável o local, o Ecomapss é de suma importância, porque vai enriquecer o nosso trabalho com os visitantes, passando informações sobre a flora e a cultura que temos aqui".

O Ecomapss nasceu como um aplicativo de mapeamento ambiental para identificar a flora do próprio campus do IFCE no Crato, que fica no sopé da Chapada do Araripe, no cariri cearense. O sucesso do projeto é motivo de orgulho para os seus criadores: "Estamos muito felizes pelo aplicativo ter ultrapassado fronteiras e estar crescendo. Começamos sem muitas pretensões, mas o projeto ganhou asas e está em várias partes do Ceará e, se Deus quiser, partindo para outros estados do Brasil", conta o professor Gauberto Barros.

Além da Pedra do Claranã, em Bodocó, o Ecomapss está em nove pontos turísticos do Ceará: nas unidades estaduais de conservação do Parque do Cocó e da ARIE do Sítio Curió, em Fortaleza, do Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato, da ARIE das Águas Emendadas, em Tauá, e do Parque Botânico, em Caucaia; na praça Luiza Távora, em Fortaleza; e nos geossítios Pontal de Santa Cruz e Pedra Cariri, em Santana do Cariri, e Ponte de Pedra, em Nova Olinda.

O próximo passo do projeto é a inauguração oficial no Parque Botânico do Ceará, prevista para o fim de outubro.

Alissa Carvalho - campus Crato