Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Ecomapss chega ao Parque do Cocó
conteúdo

Notícias

Ecomapss chega ao Parque do Cocó

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Acessibilidade para pessoas com deficiência é destaque
última modificação: 25/09/2018 14h06
Exibir carrossel de imagens Foto: Geo Brasil Cegos e pessoas com baixa visão foram os primeiros a testar a iniciativa no Cocó

Cegos e pessoas com baixa visão foram os primeiros a testar a iniciativa no Cocó

Um smartphone na mão e um pouquinho de curiosidade: é disso que os visitantes do Parque do Cocó precisam para redescobrir e explorar o mundo de plantas, animais e pontos históricos que fazem parte da unidade de conservação. Desde a semana passada, o Ecomapss, aplicativo desenvolvido por professores e estudantes do campus de Crato do IFCE, está disponível no parque.

O projeto foi oficialmente lançado no Cocó na última sexta-feira (21), com uma solenidade que contou com a presença, além da equipe de professores e estudantes do projeto, do secretário estadual do meio ambiente, Artur Bruno, do reitor do IFCE, Virgílio Araripe, da pró-reitora de extensão do Instituto, Zandra Dumaresq, e do diretor-geral do campus de Crato, Joaquim Rufino Neto. O evento contou ainda com a participação da equipe da Coordenadoria de Biodiversidade da SEMA, responsável pela administração das unidades de conservação do Ceará, e do Instituto dos Cegos. A data foi escolhida por marcar o Dia da Árvore e também o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

O trabalho de implantação do projeto no Cocó teve início em junho de 2018, com o levantamento florístico das espécies e com a pesquisa das informações sobre cada ponto. Depois, os dados coletados foram incluídos no aplicativo e as placas de identificação foram produzidas. Na semana do lançamento, as placas foram instaladas no parque. Em breve, o processo de implantação terá início no Parque Botânico, em Caucaia.

Para o secretário estadual do meio ambiente, Artur Bruno, o projeto ajuda a garantir que o parque seja um equipamento de educação ambiental e de convivência com a natureza: "Com a implantação do Ecomapps, vamos unir meio ambiente e tecnologia e despertar nos usuários das unidades de conservação (UCs) a importância do aprendizado sobre a diversidade das UCs, além de incentivar a educação ambiental".

Acessibilidade
O conhecimento deve estar ao alcance de todos. Foi pensando nisso que a equipe do projeto tornou o Ecomapss acessível a pessoas com diferentes tipos de deficiências. O aplicativo permite a narração das informações, e as placas de identificação dos pontos mapeados têm dados impressos em braile e em libras, além de estarem em uma altura acessível para cadeirantes.

No lançamento, o grupo de teatro Olho Mágico, fruto de uma parceria entre o Instituto dos Cegos e o Instituto Vida Cidadã, apresentou esquetes teatrais. Os integrantes, que são cegos ou possuem baixa visão, foram os primeiros a testar as placas.

O aplicativo
O Ecomapss para Android pode ser baixado gratuitamente na playstore. Com funcionamento offline, ele opera por meio de QR codes, que estão disponíveis nas placas de identificação dos pontos mapeados. Basta o visitante apontar a câmera do celular para o código e terá acesso a informações como nome científico, nome popular, origem, usos e características de plantas e animais, por exemplo. No Cocó, são cerca de 60 pontos mapeados, entre fauna, flora e pontos de interesse histórico.

O aplicativo está disponível, atualmente, no Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato, na Área de Relevante Interesse Ecológico das Águas Emendadas, em Tauá, e no Parque do Cocó, em Fortaleza, mas deve ser implantado também em outras unidades de conservação do Ceará, devido a uma parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.