Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Docente do Crato recebe Prêmio de Extensão Anna Érika
conteúdo

Notícias

Docente do Crato recebe Prêmio de Extensão Anna Érika

PREMIAÇÃO

O professor Gauberto Barros venceu a categoria Saúde
última modificação: 11/12/2023 16h41
Exibir carrossel de imagens Foto: Arquivo Docente faz parte da equipe do projeto Ecomapss

Docente faz parte da equipe do projeto Ecomapss

O professor Gauberto Barros, docente do campus de Crato, é um dos servidores agraciados com o I Prêmio de Extensão Anna Érika Ferreira Lima Meireles, concurso promovido pela Pró-Reitoria de Extensão do IFCE que teve resultado divulgado no início de dezembro. A solenidade de premiação será realizada no dia 19/12, às 14h, no auditório da Reitoria, em Fortaleza.

Para Gauberto, a premiação é um reconhecimento pelo trabalho e também um incentivo para continuar em uma jornada extensionista que já dura décadas: "Antes de ingressar no IFCE, tive uma experiência de trabalho na Ematerce, que é uma empresa de assistência técnica em extensão rural, e desde essa época fui cativado por esse eixo de trabalho, pela oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares, firmar parcerias, sentir de perto as demandas do campo e da sociedade. Fora dos muros da academia, a troca de saberes ajuda na interlocução do ensino e da pesquisa da nossa instituição".

O objetivo do prêmio é prestar homenagem in memorian à professora Anna Érika Ferreira Lima Meireles, fortalecer e visibilizar as ações extensionistas desenvolvidas no IFCE. Pela conquista, o professor receberá uma escultura, além de certificado e portaria de elogio. 

Vencedor na categoria Saúde, o professor Gauberto Barros aproveita para estender o reconhecimento às pessoas que atuam com ele nos projetos: "Não considero um prêmio individual, mas coletivo, e o dedico aos especialistas do IFCE e às equipes com quem trabalhei e trabalho. Em especial, a equipe do Ecomapss, com os professores João Alberto Abreu e Brisa Cabral, com quem trabalho desde 2017".

Ele destaca também a importância da extensão para servidores, estudantes e comunidades beneficiadas com os projetos: "Para os docentes, é um crescimento profissional muito bom. Para os discentes, é uma oportunidade de vivenciar uma realidade em que ele aprende com os problemas reais e fica mais maduro e capacitado para desenvolver ações após a formatura. A sociedade se beneficia pela oportunidade de usufruir de um trabalho contextualizado e mais próximo de suas demandas reais".