Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Dia de Campo reúne produtores interessados em piscicultura
conteúdo

Notícias

Dia de Campo reúne produtores interessados em piscicultura

EXTENSÃO

Iniciativa é fruto de parceria entre IFCE e Ematerce
última modificação: 04/09/2023 10h00
Exibir carrossel de imagens Foto: Alissa Carvalho Iniciativa é fruto de parceria entre IFCE e Ematerce

Iniciativa é fruto de parceria entre IFCE e Ematerce

Um dia de campo sobre piscicultura e a integração com agricultura reuniu cerca de 120 produtores, estudantes, técnicos e demais interessados na área na última quinta-feira (31). A iniciativa surgiu de uma parceria entre o IFCE e a Ematerce e foi realizada no Sítio Bebida Nova, zona rural do Crato.

A ação aconteceu em uma propriedade que já possui um sistema integrado de produção de peixes e hortaliças, fruto de um projeto desenvolvido pela Ematerce, e contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Crato.

O professor Messias Alves, um dos idealizadores do Dia de Campo, conta que a ideia surgiu do diálogo entre o IFCE e a Ematerce, que recebe uma das bolsistas do projeto de residência agrícola Mulheres no Campo, e da necessidade de atender produtores: "A partir dessa conversa com a Ematerce e do interesse da própria bolsista em fazer esse acompanhamento, surgiu a proposta do primeiro dia de campo sobre a integração entre peixes e agricultura", conta ele.

O elo entre o IFCE e a Ematerce nesse projeto é Eduarda Fernandes, bolsista do Mulheres no Campo. Hoje estudante de Agronomia, ela colocou em prática durante a atividade os conhecimentos que adquiriu ao longo do curso técnico em Agropecuária no campus e também durante o período como bolsista: "Hoje estou contribuindo com a Ematerce e representando o projeto Mulheres no Campo, palestrando sobre os parâmetros e importância da qualidade de água. Estou passando o que aprendi dentro do IF, dentro de uma instituição pública que me acolheu".

Dono de uma propriedade na zona rural do Crato, Robério Soares ainda não produz, mas espera mudar essa realidade com o aprendizado adquirido: "A minha visão é que, com essas aulas de campo, eu possa colocar em prática quando for implantar lá. Estou vindo atrás da técnica para que futuramente eu possa colocar na prática, quando estiver montando o sistema", conta ele.

É justamente esse contato direto com os produtores que o professor Messias Alves destaca como um dos grandes pontos positivos do Dia de Campo: "É um momento em que a gente está saindo da academia, trazendo a tecnologia, mostrando a importância da assistência técnica, valorizando o produtor e trazendo esse conhecimento aos produtores". Segundo ele, a metodologia permite um aprendizado maior aos participantes porque mostra o funcionamento do sistema na prática.

Já o engenheiro agrônomo Antônio Porto, da Ematerce, também idealizador da iniciativa, aproveitou para destacar a importância da parceria entre as instituições, que desenvolve uma série de projetos em conjunto: "A partir da nossa participação nas semanas tecnológicas da instituição, as portas foram se abrindo, fomos dialogando com vários professores. Estamos sempre abertos a essa propositura de juntar forças para mostrar resultados palpáveis".

Clique AQUI para conferir fotos da atividade