Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Curso de extensão em permacultura inicia atividades
conteúdo

Notícias

Curso de extensão em permacultura inicia atividades

Primeiro encontro ocorreu no espaço Horta e Amor, no campus
última modificação: 31/08/2017 10h19
Foto: Alissa Carvalho Prática da permacultura ajuda a preservar recursos ambientais

Prática da permacultura ajuda a preservar recursos ambientais

Começou nesta quinta-feira (31) o curso de extensão "Círculo de Aprendizagem em Permacultura – PDC do Cariri", ofertado pelo campus de Crato do IFCE em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA). O primeiro encontro ocorreu no espaço Horta e Amor, no campus do IFCE. O curso segue até dezembro e conta com cerca de 30 participantes.

Uma das coordenadoras da formação, a professora Brisa Cabral explica que a permacultura é uma ferramenta que trata do uso responsável dos recursos naturais e da redução do impacto da atividade humana no planeta. "O objetivo do curso é que os participantes entendam a importância da permacultura no atual cenário de uso dos recursos ambientais e que sejam propagadores das ideais e dos conceitos, porque é a única esperança para que a gente dê um freio na exaustão de recursos naturais, do planeta", explica Brisa, que ministra a disciplina de Agroecologia no curso técnico em Agropecuária.

A preocupação com a natureza foi a motivação da comerciante Angélica Soares, uma das alunas do curso. "Eu já tenho contato com a natureza, tenho um pequeno sítio, e queria trabalhar nele de um modo que haja uma integração e um maior cuidado com a natureza. Eu acho que a permacultura vai me nortear nisso e espero aprender aqui o trato com água e com a terra", conta Angélica.

Permacultura

O sistema da permacultura pode ser aplicado em atividades como a agropecuária, hortas urbanas e até a construção de prédios. Baseado nos princípios éticos de cuidar da vida, cuidar das pessoas e compartilhar os excedentes, esse modo de vida envolve, entre outros pontos, o manejo da terra e da natureza, a economia solidária, saúde e bem-estar espiritual e cultura e educação.

O curso, que será ministrado em quintas-feiras alternadas, se encerra no dia 7 de dezembro, em um total de 72 horas/aula. As atividades ocorrem no IFCE Crato, na UFCA e em espaços que já aplicam ou que planejam aplicar os princípios da permacultura.