Notícias
Crato recebe palestra sobre liderança feminina na ciência
REPRESENTATIVIDADE FEMININA
Nesta quinta-feira (7), o campus de Crato do IFCE recebeu uma convidada especial: Dayanne Carvalho, aluna do MIT, uma instituição de ensino norte-americana, que conversou com alunos e alunas do campus sobre sua trajetória no mundo das olimpíadas científicas e do esforço para conseguir realizar os seus sonhos. A palestra teve como tema "Liderança feminina em olimpíadas científicas e no mundo afora".
Dayanne, que nasceu no Crato, já participou de olimpíadas nas áreas de física, química, biologia e matemática e conta que via poucas mulheres nas competições: "No começo eu não notava, mas depois percebi que estava em meio a homens. É muito difícil ver uma mulher na ciência, principalmente porque somos desencorajadas desde cedo. A liderança feminina é muito importante, porque a mulher tem seu papel na ciência. Se todo mundo pensar igual, se não houver diversidade, como a gente vai avançar?"
Aluna do bacharelado em Sistemas de Informação do campus, Claésia Costa percebe na área de TI barreiras semelhantes às enfrentadas por Dayanne. Para ela, a palestra foi inspiradora.
Uma dica dada por Claésia para as meninas que gostam da área de tecnologia é buscar grupos locais e on-line que estimulam a participação feminina na área. No campus de Crato, há uma iniciativa que tem como objetivo aumentar a representatividade feminina na região do Cariri. É o AmbientAda, um grupo de estudos que compartilha experiências e conhecimento na área.