Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Crato realiza aula inaugural da Licenciatura em Letras Português/Espanhol
conteúdo

Notícias

Crato realiza aula inaugural da Licenciatura em Letras Português/Espanhol

ENSINO

Curso garante possibilidade de ampla formação aos estudantes
última modificação: 05/08/2022 11h11

Na última quinta-feira (4), o campus de Crato realizou a aula inaugural da Licenciatura em Letras com dupla habilitação em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola, primeira licenciatura ofertada pelo campus e primeira licenciatura em Espanhol da região do Cariri.

A solenidade contou com a presença do reitor do IFCE, Wally Menezes, da pró-reitora de ensino da instituição, Cristiane Borges, e de representantes das instituições de ensino superior da região. Na ocasião, o diretor-geral do campus, Joaquim Rufino Neto, foi representado pelo diretor de ensino, Marcus Góes.

A aula magna foi ministrada pelo professor Expedito Wellington Chaves Costa, do curso de Letras do IFCE campus Crateús, que falou sobre "Aspectos linguísticos culturais no ensino de língua (portuguesa e espanhola); e pelo comunicador, radialista e professor João Hilário Coêlho Correia, com palestra sobre "A importância do curso de Letras Espanhol para o desenvolvimento do Cariri".

Para o reitor Wally Menezes, a licenciatura ajuda a desmistificar a ideia de que o IFCE é uma instituição exclusivamente tecnológica: "É uma instituição que tem uma característica tecnológica muito forte, mas que tem aprendido e tem trabalhado muito nas áreas das Ciências Humanas com muito respeito, foco e assertividade".

O reitor destacou ainda a importância da criação de novos cursos no interior do estado: "A interiorização é necessária porque é onde o homem está. Essa interiorização nos permite fixar talentos, gerar novas riquezas, capitais financeiros e intelectuais, além de gerar e movimentar a economia, atrair novas empresas e núcleos de teatro, música, dança e arte, tudo aquilo que envolve essa pujança latente que tem o interior do estado do Ceará".

Montado em três eixos - eixo pedagógico, eixo de Língua Portuguesa e suas literaturas e o eixo de Língua Espanhola e sua cultura -, a licenciatura dá ao estudante a possibilidade de ampla formação. O objetivo básico é formar docentes preparados para as salas de aula do ensino fundamental e do ensino médio, mas as possibilidades de atuação dos licenciados são muitas, como nas áreas de produção de textos, tradução e interpretação.

Coordenador do curso, o professor Luís de Beltrão explica que a licenciatura já tem projetos em andamento, como a produção de programas voltados para o entendimento de obras literárias e a criação de uma casa de cultura para proporcionar à comunidade o acesso à língua e à cultura espanholas: "Nós imaginamos que a curto, a médio e, principalmente, a longo prazo, os impactos desse curso serão muito visíveis na nossa sociedade".

Novas alunas da graduação, Helen Ferreira e Adrielli Helena estão animadas para o curso. "Minhas expectativas estão a mil. Estamos tendo uma recepção calorosa. Somos a primeira turma do curso na história da região, que possamos fazer história. Sempre pensei em Licenciaturas, mas não sabia onde eu me encaixava. Espero que aqui eu me encontre e me encaixe", conta Helen.

Alissa Carvalho - campus Crato