Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Convênio capacitará apicultores da região do Cariri
conteúdo

Notícias

Convênio capacitará apicultores da região do Cariri

Programa é parceria entre IFCE Crato, UFCA e uma multinacional
última modificação: 19/10/2017 09h08
Exibir carrossel de imagens Objetivo da parceria é estimular os arranjos produtivos locais.

Objetivo da parceria é estimular os arranjos produtivos locais.

Por meio de um convênio entre o campus de Crato do IFCE, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a empresa multinacional Matrunita da Amazônia, um programa de desenvolvimento da apicultura no Cariri deve capacitar apicultores da região. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do mel e os arranjos produtivos locais, abrindo oportunidades para exportação e aumentando a renda dos produtores.

Segundo o coordenador de extensão do campus do IFCE, professor Marcus Góes, a parceria deve atuar em vários aspectos da produção: "Vamos atuar na capacitação dos agricultores desde o manejo básico que se deve ter com as colmeias ao longo do ano, no período de safra e na entressafra, a alimentação para sustentabilidade na produção, além de temas como reflorestamento e beneficiamento dos produtos".

Gerente da Matrunita no Cariri, Danilo Ivo conta que o histórico das instituições de ensino parceiras foi fundamental para estabelecer o convênio: "O programa deve congregar outras parcerias num futuro próximo. No momento, a gente procurou as duas por elas já estarem trabalhando na área e por acreditarmos que elas podem desempenhar esse papel de desenvolvimento da sociedade, junto com uma integradora, que seria a Matrunita".

Junto com o desenvolvimento da apicultura, a oferta do produto aumenta, assim como a renda gerada por ele. Para fortalecer a cadeia produtiva do mel, o programa buscará adequar o que é produzido localmente para a exportação para outros países. "Nós estamos muito empolgados com essa parceria. É papel da instituição promover ações do tipo para desenvolver a nossa região e também a pesquisa na área", afirma o diretor-geral do campus de Crato do IFCE, Joaquim Rufino Neto.

Preservação ambiental
Geradora de renda, a apicultura é também uma atividade que contribui para a preservação ambiental: "Além de desenvolvimento econômico, isso representa também desenvolvimento social e ambiental. A apicultura é uma das atividades que não polui, pelo contrário, ela precisa de preservação. Ela não agride a terra, porque não há desmatamento ou algum processo ofensivo. O retorno ambiental é grande", afirma Ivo.

O programa de desenvolvimento da apicultura no Cariri também tem como objetivo estimular a produção de mel orgânico, que tem um preço de mercado maior que o mel convencional. "A ideia é que a gente fortaleça esse nicho de forma pautada na questão ambiental", explica Góes.

Qualificação profissional
O convênio é ainda uma oportunidade de qualificação para estudantes do IFCE e da UFCA, que terão o papel de instrutores na capacitação dos apicultores. Quinze alunos dos cursos de Zootecnia, do IFCE, e Agronomia, da UFCA, participaram de um nivelamento teórico e prático, o pontapé inicial do programa.

Para o professor Sebastião Cavalcante, da UFCA, o programa completa a formação acadêmica e prepara para o mercado de trabalho: "Os nossos alunos precisam dessa formação profissional. A gente vai dar uma oportunidade para eles ampliarem seus conhecimentos teóricos, ministrarem atividades aos agricultores da região e fortificarem seus conhecimentos. Ao se formarem, esses alunos já têm um leque de atividades profissionais para exercer, inclusive a criação de abelhas".

"Em termos de ensino, será muito enriquecedor para os nossos alunos. Eles estarão em contato diretamente com comunidades de agricultores e se formarão como profissionais instrutores dessa área", completa Góes.

Após o nivelamento, os estudantes visitarão a Matrunita, para conhecer o processamento do mel. Depois, o programa atenderá às demandas de municípios da região e visitará comunidades que já trabalham ou que querem trabalhar com a apicultura. A partir de setembro, os alunos ministrarão cursos e palestras para os agricultores familiares. O setor de apicultura do IFCE, que conta com uma casa do mel bem estruturada, servirá de apoio para atividades práticas.

A ideia é que, após o treinamento, as comunidades recebam orientações para buscarem financiamentos em instituições financeiras para implantar projetos na área. Ivo destaca ainda o potencial do Cariri para a apicultura e o desenvolvimento sustentável: "Acreditamos que, dando apoio técnico, apoio financeiro e acompanhamento, a gente consiga desenvolver a apicultura para chegar num patamar muito além do que ela está hoje aqui na região. Além de desenvolvimento econômico, isso representa também desenvolvimento social e ambiental.", explica.

registrado em: , ,