Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Confira a programação de palestras do IFCE Digital

Confira a programação de palestras do IFCE Digital

PALESTRAS ONLINE

Eventos são online, abertos a todos os interessados e geram certificado
última modificação: 07/08/2020 17h53

O IFCE Digital, uma série de palestras sobre temas relacionados a área de Sistemas de Informação, segue sendo realizado às segundas e terças-feiras. O ciclo faz parte das atividades da disciplina de Tópicos Especiais em Sistemas de Informação, ministrada pelo professor Nustenil Segundo. As palestras online são abertas a todos os interessados e dão direito a certificado.

Confira as próximas palestras do ciclo:

Palestra: 10/08/2020 (segunda-feira). Início: 18h30m.
Título: Less hype more real-world for data science
Palestrante: Ana Maria Araujo Soares
Mini CV: Ana Soares é Gerente de Inteligência Artificial no Nubank. Formada em engenharia elétrica pela UFCG e mestra em Neurociências pela UFRN, Ana iniciou seu caminho em Data Science através da análise de sinais neurais. Atualmente, como líder de uma equipe de cientista de dados, ela tem como principal objetivo construir um ambiente diverso e inclusivo onde as melhores ideias possam ser executadas.

Inscrição: https://www.sympla.com.br/less-hype-more-real-world-for-data-science__933485

Palestra: 11/08/2020 (terça-feira). Início: 20h30m.
Título: Comunicações via fibras ópticas e suas aplicações
Palestrante: Edson Porto da Silva
Mini CV: Graduou-se Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em 2011, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2013, e Doutor (Ph.D.) em Engenharia Elétrica pela Technical University of Denmark (DTU), em 2017. Entre junho e outubro de 2016, foi pesquisador visitante no departamento de telecomunicações da Technical University of Munich (TUM), na Alemanha. Entre abril de 2017 e julho de 2018, realizou pós-doutorado como integrante do centro de excelência Silicon Photonics for Optical Communication (SPOC), no departamento de Engenharia Fotônica da DTU. Entre julho de 2011 e novembro de 2013, trabalhou como pesquisador em telecomunicações no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) em Campinas, SP. Desde agosto de 2018 faz parte do corpo docente do departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, integrando a ênfase de Telecomunicações. Seus tópicos de pesquisa envolvem processamento digital de sinais para receptores ópticos coerentes, mitigação de distorções não-lineares em canais ópticos, transmissão óptica de alta velocidade e Teoria da Informação. É autor e coautor de mais de 25 artigos publicados em periódicos, bem como de mais de 45 artigos publicados em anais de conferências. Faz parte dos comitês técnicos de programa do Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBrT), desde 2018, do Signal Processing for Photonic Communications (SPPCOM/OSA), desde 2019, e da Conference on Lasers and Electro-Optics (CLEO/OSA), desde 2020. É membro senior (Senior Member) da Optical Society of America (OSA) e do IEEE. Juntamente com outros integrantes do grupo de pesquisa em comunicações ópticas de alta velocidade da DTU, pesquisadores da Southampton University e da empresa Fujikura Ltd, recebeu da Comissão Europeia o prêmio Horizon, em 2016, por contribuições dadas para o avanço das tecnologias de transmissão ópticas.

Inscrição: https://www.sympla.com.br/comunicacoes-via-fibras-opticas-e-suas-aplicacoes__933486