Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Campus do Crato sedia maratona de programação

Campus do Crato sedia maratona de programação

Etapa regional seleciona equipes para a grande final
última modificação: 20/09/2016 08h45

O IFCE Campus Crato sediou no dia 10 de setembro a primeira fase da 21ª edição da Maratona de Programação. Ela foi realizada simultaneamente em 49 sedes espalhadas em todo o país, nas quais competiram 785 times de 231 universidades. Em Crato, além dos times do IFCE, competiram estudantes da Faculdade Juazeiro do Norte (FJN) e da Faculdade Paraíso (FAP), totalizando sete times. A primeira etapa tem como objetivo selecionar equipes para a final nacional, que ocorre nos dias 11 e 12 de novembro, em Belo Horizonte. Os participantes são estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação em Computação e áreas afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc).

Classificação

Dois dos quatro times do campus receberam as medalhas de ouro (1º Lugar) e prata (2º Lugar). Segundo o professor Talles Brito, é o melhor resultado do IFCE Crato nos últimos anos, e o time que ficou em primeiro lugar entre os que competiram no campus de Crato está na 180º posição de 785 times. Os estudantes que ficaram em primeiro e segundo lugar são, respectivamente, os do time Access Violation; Marcelo Bezerra, Carlos Henrique e Washington Fonseca; e os do time <<< coffee with milk >>>; Adriel Santos, Gabriel Alcântara e Sávio Ventura. Os outros times foram Ep.II: Padawans de Aderbal (Lucas Silva, Paulo Germano e Jefferson Santos) e Cabeção++ (Jackson Soares, Josivam Freire e Willamy Sousa).

Evento

O evento existe desde 1996 e nasceu para selecionar os representantes brasileiros nas finais mundiais de uma competição de programação. Durante cinco horas, as equipes precisam resolver o maior número possível de problemas. Segundo os organizadores, a Maratona estimula o trabalho em grupo e a criatividade dos estudantes, que precisam colocar em prática suas habilidades e buscar soluções sob pressão. Além do Crato, a primeira fase será disputada, no Ceará, em outras duas cidades: Sobral (UVA) e Fortaleza (UNIFOR).

Professor do curso de Sistemas da Informação e responsável pela organização da etapa no campus, Talles Brito explica que a Maratona promove interação entre professores e estudantes da área: "Do ponto de vista local também é bastante interessante, pois conseguimos trocar ideias e nos relacionar com outros alunos de outras instituições do Cariri no dia da competição: em anos anteriores recebemos alunos da FJN, Leão Sampaio e da UFCA. Apesar de ser uma competição, o evento também promove a integração entre pessoas de diferentes universidades. O dia da competição além de desafiante é bastante animado".

Para Brito, a realização da etapa regional ajuda a mostrar o potencial do Cariri para produzir mão de obra qualificada na área. Prova disso, explica o professor, é que a região tem frequentemente tido times em ótimas posições na classificação nacional. Em 2013, o campus do Crato mandou uma equipe para a final nacional, formada pelos estudantes Afonso Henrique, Douglas Rocha e André Bezerra.

DATAS IMPORTANTES
11 e 12 de Novembro de 2016: Final Brasileira da XXI Maratona de Programação em Belo Horizonte-MG.

Comitê de Organização

Profº Talles Brito, Profº Francisco Camilo, Profº Guilherme Esmeraldo, Profº Diego Rocha, Profº Alcides Neto, Profª Francisca Alves, Dackson Pereira e os alunos voluntários do curso de Sistema de Informação Wédson Aguiar, Palloma Caldas, Elder Cordeiro, Jamires Costa, Leandro Osmar, Thiago Leonel,Íris Sá, Álvaro Oliveira, Marcílio Salviano, Bárbara Silva, Ariedson Silva e Jayne Silva.