Notícias
Audiência pública referenda novos cursos no Crato
ENSINO
Uma audiência pública realizada na última terça-feira (22) referendou a criação de três novos cursos no campus de Crato do Instituto Federal do Ceará. O evento online contou com a participação do prefeito do município, José Ailton Brasil, do Pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Cariri, Rodolfo Jakov Saraiva, e de outros representantes de organizações públicas e privadas da região do Cariri.
Serão criados os cursos técnicos em Agroindústria e em Lazer e a licenciatura em Letras Português/Espanhol. O processo de implantação de novas formações teve início com a realização de um estudo de potencialidades, que elencou sugestões de novos cursos para a instituição baseadas na viabilidade de oferta e nas necessidades da região. As sugestões aprovadas pela Pró-reitoria de Ensino do Instituto foram apresentadas durante a audiência pública. Agora, a fase é de elaboração da proposta pedagógica de cada curso a ser ofertado, que deverá ser apresentada ao Conselho Superior do IFCE para autorização legal.
Segundo o diretor-geral do campus, Joaquim Rufino Neto, os novos cursos foram pensados com base nos arranjos produtivos locais identificados no estudo de potencialidades e devem fortalecer a economia do Cariri: "A expectativa é de que com a instalação desses cursos na região do cariri nós possamos dar nossa contribuição para o fortalecimento dessas cadeias produtivas. A instituição está se preparando para formar esses profissionais, dar sua contribuição e exercer o seu papel".
Responsável por apresentar a licenciatura em Português/Espanhol durante a audiência, a professora Elisa Floro ressaltou a importância do curso, que ainda não existe no Cariri: "Existe uma enorme quantidade de professores de língua espanhola que atuam na região sem ter a formação especifica. A criação do curso se constitui em grande importância para capacitarmos essas pessoas, visto que a língua espanhola é uma das mais faladas do mundo".
Representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sérgio Oliveira também estava presente na audiência e destacou, em especial, a criação do curso técnico em Agroindústria: "Será de grande valia e é uma necessidade do campo. Temos que agregar valor ao produto, para o pequeno produtor escoar sua produção".
Já Maria Leciana da Silva, que cursa a especialização em Educação Física e Lazer no IFCE Juazeiro do Norte, aponta a importância do curso técnico em lazer para fortalecer o turismo na região: "Nós temos um grande acervo de equipamentos e espaços de lazer, mas falta essa gestão e, para que isso aconteça, são necessários os cursos voltados a área. Isso vai agregar valor para nós estudantes e para toda a comunidade".
Saiba mais sobre os cursos
Técnico em Lazer: o profissional dessa área organiza e executa atividades de lazer, recreação e animação sociocultural para diversas faixas etárias, segmentos e programas sociais. Tem mercado de trabalho em espaços de lazer, parques temáticos, centros culturais, clubes, hospitais e centros de reabilitação, hoteis e colônias de férias, brinquedotecas, acampamentos e playgrounds. O curso deve fortalecer o setor de turismo - de aventura, religioso, eventos culturais que compõem o calendário do Cariri cearense.
Técnico em Agroindústria: o profissional é capaz de planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários, incluindo implantação e gerenciamento de sistemas de controle de qualidade. Pode identificar a aplicação de técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos, entre outras atividades. Poderá atuar em propriedades rurais, cooperativas e indústrias de produção e beneficiamento de carnes, leite, ovos, mel, couro, pescado, embalagens, bebidas.
Licenciatura em Letras Português-Espanhol: o curso formará profissionais aptos à docência no ensino fundamental e médio e deverá contribuir para a redução de profissionais que atuam na área sem a formação específica.