Notícias
Artefatos da Cultura Negra atua na luta por uma educação antirracista
CONGRESSO INTERNACIONAL
Estudantes tiveram a oportunidade de atuar como monitores
Com o encerramento do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, o Neabi do campus de Crato do IFCE faz um balanço positivo das atividades do evento que foram realizadas na instituição. O campus promoveu oficinas e palestras como parte da décima quinta edição do congresso no período de 23 a 27 de setembro.
"O campus Crato recebeu palestrantes e visitantes de diversos estados, trazendo para os servidores e estudantes importantes debates sobre a história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Considero que a edição de 2024 superou as expectativas tanto de inscritos-ouvintes, quanto de submissão de trabalhos. Dessa forma, o Artefatos tem se consolidado como um importante evento da cultura negra na região do Cariri", explica a coordenadora do Neabi Crato, Joquebede Alencar.
A programação contou com oficinas de capoeira, de jogos africanos, de máscaras africanas e de acarajé, entre outras atividades que reuniram participantes externos e toda a comunidade acadêmica. Além de aprender com as oficinas, os estudantes tiveram a oportunidade de atuar como monitores. Foi o caso de José Walysson Feitosa, aluno do curso técnico integrado em Agroindústria, que considerou o congresso uma experiência enriquecedora: "Cada uma das monitorias trouxe aprendizados valiosos e experiências enriquecedoras. Foi um prazer imenso estar envolvido nesse evento, que celebra e valoriza a rica cultura negra. As discussões, as trocas de ideias e as vivências compartilhadas foram verdadeiramente inspiradoras".
O Artefatos da Cultura Negra é um congresso internacional de caráter multidisciplinar, realizado pela Universidade Regional do Cariri, o Instituto Federal do Ceará, a Universidade Federal do Cariri, o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) e o ponto de cultura ALDEIAS. O objetivo é promover ações formativas voltadas para a implementação de uma educação antirracista na sociedade caririense.