Notícias
Seminário Patrimônio dos Sertões abre inscrições
O Seminário Patrimônio dos Sertões: cultura, arte e religiosidade será realizado no IFCE campus Canindé nos dias 29 e 30 de maio, tendo como foco principal realizar uma grande integração e troca de saberes dos Mestres da Cultura Popular do Alto Sertão Central do Ceará com participação de acadêmicos, professores, antropólogos, historiadores, alunos da rede pública e privada da região, além de integrantes dos grupos culturais populares locais, com apresentações artísticas, oficinas e roda de vivencia e uma exposição fotográfica.
O projeto destina-se aos estudos, debates sobre a arte, cultura e a troca do aprendizado das vivências das manifestações populares e da fé relacionando o turismo religioso no município de Canindé no Estado do Ceará. Uma ação cultural voltada para a valorização da educação, cultura, economia e turismo além das manifestações populares, enquanto reflexão da identidade do folclore cearense. Reafirmando que a cultura popular é a expressão mais legítima e espontânea de um povo. Através de relatos e diversas informações de professores, pesquisadores, antropólogos e mestres da cultura popular do município sede.
O Seminário Patrimônio dos Sertões: cultura, arte e religiosidade será um evento multifacetado em cores, movimentos e dinamismo nas atividades propostas, trazendo para o público a oportunidade de ver, ouvir, sentir e descobrir a riqueza da arte e cultura do sertão central, tornando-se um evento fundamental e necessário para valorização da identidade cultural, promovendo, inclusive o turismo na região em especial para a cidade de Canindé nacionalmente conhecida pela festa de São Francisco.
Por ocasião da realização do III Fórum Ceará os pesquisadores, professores e participantes do evento de todo o Brasil terão a oportunidade de conhecer os trabalhos realizados pelos mestres da cultura popular residentes na cidade. Mestres que participarão do evento, como convidados de honra, por representar de forma autentica a cultura tradicional popular do Estado.
O seminário trabalhará com os seguintes eixos temáticos:
- Patrimônio Cultural Material e Imaterial no Turismo Religioso;
- Manifestações Folclóricas e Lugares Sagrados da Cidade;
- Dimensões da Fé dos Peregrinos e a Cultura Popular do Sertão Central.
Promovido pela Associação Nação Iracema, realizado pela Txai Associação Cultura e Arte em parceria com o IFCE campus Canindé e produzido pela EnCena Produções Cerimoniais e Eventos Ltda, o seminário conta com o apoio cultural da Secretaria Estadual de Cultura (Governo do Estado), apoio institucional da Prefeitura de Canindé e das comissões nacional e cearense de folclore.
Inscrições e mais informações no site do evento: http://www.seminariosaberesdoceara.com.br/
Cláudia Monteiro - jornalista do IFCE.