Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Seminário avalia qualidade da carne de frango e ovos em Crateús
conteúdo

Notícias

Seminário avalia qualidade da carne de frango e ovos em Crateús

Evento traz resultado de pesquisa realizada por estudantes de Zootecnia do campus
última modificação: 20/05/2016 08h19

Os resultados de uma pesquisa sobre a qualidade da produção de carne de frango e ovos comercializados em Crateús serão apresentados em seminário a ser realizado nesta sexta-feira (20), às 18h30, no auditório do campus. O trabalho foi elaborado pelos alunos da disciplina de Avicultura, do curso de Zootecnia, sob a orientação do professor João Paulo Arcelino.  O evento é aberto ao público.

O estudo procurou também avaliar o perfil do consumidor, abrangendo os diversos extratos sociais da população local. Dentre as questões levantadas, segundo o professor João Paulo Arcelino, o trabalho rebate o mito da utilização do hormônio no processo de engorda. Ele explica que esse componente não funciona para o crescimento do animal: “há uma série de razões que inviabilizam o uso do hormônio, inclusive o fato de que ele só pode ser aplicado de forma injetável.” Além disso, com tal procedimento, para chegar ao ponto de abate, seriam necessários pelo menos 60 dias, prazo bem acima do suficiente para o frango produzido em escala industrial, que é abatido em menos de 45 dias.

O evento será oportuno ainda para evidenciar a contribuição da Zootecnia no processo de engorda dos animais voltados para a produção alimentícia. Segundo o professor João Paulo, tal processo é baseado no tripé nutrição (que se refere à qualidade e à quantidade da ração);  melhoramento genético, e sanidade e ambiência (visando a reforçar a resistência às doenças e promover o bom desenvolvimento do animal).

Serviço:
Seminário “Produção de carne de frango e ovos na cidade de Crateús: você sabe o que está comprando?”
Local: Auditório do campus de Crateús
Data: 20 de maio, às 18h30 horas
Aberto ao público

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús