Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > IFCE divulga ganhadores do 2º Concurso de Educação Integradora
conteúdo

Notícias

IFCE divulga ganhadores do 2º Concurso de Educação Integradora

INOVAÇÃO

Competição envolveu os campi de Boa Viagem, Crateús e Tauá
última modificação: 22/11/2019 11h07

O IFCE premiou ontem, 21 de novembro, os vencedores da etapa final do 2º Concurso de Educação Integradora do IFCE. A competição reuniu os alunos de Boa Viagem, Crateús e Tauá para apresentação oral das propostas. Esta fase presencial ocorreu no campus de Tauá e competiram 25 propostas selecionadas nas duas categorias: Linguagens e Humanidades; e Ciência, Tecnologia e Sociedade. As ideias selecionadas terão fomento financeiro de até R$ 2.000,00 para o desenvolvimento do projeto.

Foram selecionados dois projetos de cada campus. Na categoria Linguagens e Humanidades, os ganhadores foram o projeto “Alfarrábios didáticos: apontamentos acerca de uma experiência extensionista em interpretação Teatral no IFCE – Boa Viagem”, do campus de Boa Viagem; “Libras Agropec: Tecnologia adaptada à educação de Surdos nas Ciências Agrárias”, do campus de Crateús; e “Grupo de Choro IFCE-TAUÁ: ocupação de espaços públicos levando arte e cultura”, do campus de Taúa.

Na categoria Ciência, Tecnologia e Sociedade, foram premiados “Automated Eletric Fence: Economia de Energia no Sistema de Pasteio Rotacionado”, do campus de Boa Viagem; “A criação de uma empresa júnior como fomentadora do geoturismo nos sertões de Crateús”, do campus de Crateús; e “Aquaponia: aliando teoria e prática para a promoção da sustentabilidade ambiental no seminário, em Tauá/ce”, do campus de Tauá.

Educação Integradora

O 2º Concurso de Educação Integradora do IFCE visa premiar ideias inovadoras com potencial de melhoria na execução do Ensino, Pesquisa e Extensão. A ideia do concurso é estimular ações com potencial de geração de benefícios, desenvolvimento e soluções para problemas nos campi ou na comunidade, além de disseminar, incentivar e premiar ideias inovadoras. As propostas apresentadas têm a orientação de docentes ou técnicos-administrativos, podendo ser individuais ou em grupos de até três alunos.

O concurso possui duas categorias. A primeira, Linguagens e Humanidades, contempla propostas e projetos que propiciam a produção de conhecimento de âmbito regional ou nacional. São ideias que produzem aprofundamento de aspectos que envolvem cultura, arte, esportes e economia, entre outros. Estes projetos devem ter como base a integração dos conhecimentos trabalhados nos cursos.

A segunda categoria é Ciência, Tecnologia e Sociedade. São propostas e projetos que propiciam a produção de conhecimento e aplicabilidade, introdução de novidades ou aperfeiçoamentos no ambiente educativo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços. Nas duas categorias, são esperadas ideias que venham a contribuir para melhorias no campus ou na comunidade.

Os projetos são avaliados em duas fases. Na primeira fase, que ocorreu no âmbito local, os projetos foram selecionados a partir de critérios como clareza, relevância acadêmica e social e integração com outras disciplinas, entre outros. Na segunda fase, realizada em Tauá, as dez melhores propostas foram convocadas para apresentação oral.

Resultado Final

Campus Boa Viagem

 

Colocação Linguagens e Humanidades
Alfarrábios didáticos: apontamentos acerca de uma experiência extensionista em interpretação Teatral no IFCE – Boa Viagem
Cachoeirão das almas: em busca de (re) conhecimento, financiamento e tombamento do patrimônio cultural local
Xadrez como prática interdisciplinar ao ensino técnico integrado do nível médio do Instituto Federal do Ceará – campus Boa Viagem
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Automated Eletric Fence: Economia de Energia no Sistema de Pasteio Rotacionado
Sistema de baixo custo para dessedentação animal em regiões Semiáridas
Sabor biotecnológico do Sertão: O leite de jumenta (Equus asinus) como alimento funcional e seu potencial na fabricação de um iogurte nutracêutico
Avaliação do extrato hidroalcoólico de Aroeira (Myracrodruon urundeuva) no processo de cura do umbigo de animais neonatos
Sistema Eletrônico de Identificação de Falhas no Bombeamento em Hidroponia (SEIF)

Campus de Crateús

Colocação Linguagens e Humanidades
Libras Agropec: Tecnologia adaptada à educação de Surdos nas Ciências Agrárias
Oficinas de Educação para as relações étnico-raciais indígenas e afro-Brasileiros nos Sertões de Crateús: territórios, identidade, resistência e memória

Ouvir dos velhos e contar aos jovens, um resgate histórico do massacre da Furna dos caboclos

Por uma prática de ensino inovadora em língua Portuguesa: A presença da literature cearense
Ciência, Tecnologia e Sociedade
A criação de uma empresa júnior como fomentadora do geoturismo nos sertões de Crateús
Horta CAPS
Entendendo Ciência: A criação de materiais práticos pedagógicos para o ensino de física do 9º ano do ensino fundamental
Prática interdisciplinares para deficientes auditivos e surdos

Campus de Tauá

Colocação Linguagens e Humanidades
Grupo de Choro IFCE-TAUÁ: ocupação de espaços públicos levando arte e cultura
Formação continuada de professores de matemática a partir do uso de tecnologias assistivas para a inclusão de estudante cegos
Nossa Paisagem Cultural: intérpretes de Tauá
Projeto Áudio-book: História de Tauá: ouvir para ver e conhecer
Leitura de mundo: O skate como ferramenta interdisciplinar
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Aquaponia: aliando teoria e prática para a promoção da sustentabilidade ambiental no seminário, em Tauá/ce.
Preparando Tauá para a Educação 4.0
Protótipo de um novo sistema acadêmico para o IFCE
Lixo ou Resíduo? uso de charges como forma desensibilização para a problemática dos resíduos sólidos no município de Tauá/ce.
Entendo Ciência: A reutilização de materiais do cotidiano na contextualização da Física mecânica.