Notícias
IFCE divulga ganhadores do 2º Concurso de Educação Integradora
INOVAÇÃO
O IFCE premiou ontem, 21 de novembro, os vencedores da etapa final do 2º Concurso de Educação Integradora do IFCE. A competição reuniu os alunos de Boa Viagem, Crateús e Tauá para apresentação oral das propostas. Esta fase presencial ocorreu no campus de Tauá e competiram 25 propostas selecionadas nas duas categorias: Linguagens e Humanidades; e Ciência, Tecnologia e Sociedade. As ideias selecionadas terão fomento financeiro de até R$ 2.000,00 para o desenvolvimento do projeto.
Foram selecionados dois projetos de cada campus. Na categoria Linguagens e Humanidades, os ganhadores foram o projeto “Alfarrábios didáticos: apontamentos acerca de uma experiência extensionista em interpretação Teatral no IFCE – Boa Viagem”, do campus de Boa Viagem; “Libras Agropec: Tecnologia adaptada à educação de Surdos nas Ciências Agrárias”, do campus de Crateús; e “Grupo de Choro IFCE-TAUÁ: ocupação de espaços públicos levando arte e cultura”, do campus de Taúa.
Na categoria Ciência, Tecnologia e Sociedade, foram premiados “Automated Eletric Fence: Economia de Energia no Sistema de Pasteio Rotacionado”, do campus de Boa Viagem; “A criação de uma empresa júnior como fomentadora do geoturismo nos sertões de Crateús”, do campus de Crateús; e “Aquaponia: aliando teoria e prática para a promoção da sustentabilidade ambiental no seminário, em Tauá/ce”, do campus de Tauá.
Educação Integradora
O 2º Concurso de Educação Integradora do IFCE visa premiar ideias inovadoras com potencial de melhoria na execução do Ensino, Pesquisa e Extensão. A ideia do concurso é estimular ações com potencial de geração de benefícios, desenvolvimento e soluções para problemas nos campi ou na comunidade, além de disseminar, incentivar e premiar ideias inovadoras. As propostas apresentadas têm a orientação de docentes ou técnicos-administrativos, podendo ser individuais ou em grupos de até três alunos.
O concurso possui duas categorias. A primeira, Linguagens e Humanidades, contempla propostas e projetos que propiciam a produção de conhecimento de âmbito regional ou nacional. São ideias que produzem aprofundamento de aspectos que envolvem cultura, arte, esportes e economia, entre outros. Estes projetos devem ter como base a integração dos conhecimentos trabalhados nos cursos.
A segunda categoria é Ciência, Tecnologia e Sociedade. São propostas e projetos que propiciam a produção de conhecimento e aplicabilidade, introdução de novidades ou aperfeiçoamentos no ambiente educativo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços. Nas duas categorias, são esperadas ideias que venham a contribuir para melhorias no campus ou na comunidade.
Os projetos são avaliados em duas fases. Na primeira fase, que ocorreu no âmbito local, os projetos foram selecionados a partir de critérios como clareza, relevância acadêmica e social e integração com outras disciplinas, entre outros. Na segunda fase, realizada em Tauá, as dez melhores propostas foram convocadas para apresentação oral.
Resultado Final
Campus Boa Viagem
Colocação | Linguagens e Humanidades |
1º | Alfarrábios didáticos: apontamentos acerca de uma experiência extensionista em interpretação Teatral no IFCE – Boa Viagem |
2º | Cachoeirão das almas: em busca de (re) conhecimento, financiamento e tombamento do patrimônio cultural local |
3º | Xadrez como prática interdisciplinar ao ensino técnico integrado do nível médio do Instituto Federal do Ceará – campus Boa Viagem |
Ciência, Tecnologia e Sociedade | |
1º | Automated Eletric Fence: Economia de Energia no Sistema de Pasteio Rotacionado |
2º | Sistema de baixo custo para dessedentação animal em regiões Semiáridas |
3º | Sabor biotecnológico do Sertão: O leite de jumenta (Equus asinus) como alimento funcional e seu potencial na fabricação de um iogurte nutracêutico |
4º | Avaliação do extrato hidroalcoólico de Aroeira (Myracrodruon urundeuva) no processo de cura do umbigo de animais neonatos |
5º | Sistema Eletrônico de Identificação de Falhas no Bombeamento em Hidroponia (SEIF) |
Campus de Crateús
Colocação | Linguagens e Humanidades |
1º | Libras Agropec: Tecnologia adaptada à educação de Surdos nas Ciências Agrárias |
2º | Oficinas de Educação para as relações étnico-raciais indígenas e afro-Brasileiros nos Sertões de Crateús: territórios, identidade, resistência e memória |
3º |
Ouvir dos velhos e contar aos jovens, um resgate histórico do massacre da Furna dos caboclos |
4º | Por uma prática de ensino inovadora em língua Portuguesa: A presença da literature cearense |
Ciência, Tecnologia e Sociedade | |
1º | A criação de uma empresa júnior como fomentadora do geoturismo nos sertões de Crateús |
2º | Horta CAPS |
3º | Entendendo Ciência: A criação de materiais práticos pedagógicos para o ensino de física do 9º ano do ensino fundamental |
4º | Prática interdisciplinares para deficientes auditivos e surdos |
Campus de Tauá
Colocação | Linguagens e Humanidades |
1º | Grupo de Choro IFCE-TAUÁ: ocupação de espaços públicos levando arte e cultura |
2º | Formação continuada de professores de matemática a partir do uso de tecnologias assistivas para a inclusão de estudante cegos |
3º | Nossa Paisagem Cultural: intérpretes de Tauá |
4º | Projeto Áudio-book: História de Tauá: ouvir para ver e conhecer |
5º | Leitura de mundo: O skate como ferramenta interdisciplinar |
Ciência, Tecnologia e Sociedade | |
1º | Aquaponia: aliando teoria e prática para a promoção da sustentabilidade ambiental no seminário, em Tauá/ce. |
2º | Preparando Tauá para a Educação 4.0 |
3º | Protótipo de um novo sistema acadêmico para o IFCE |
4º | Lixo ou Resíduo? uso de charges como forma desensibilização para a problemática dos resíduos sólidos no município de Tauá/ce. |
5º | Entendo Ciência: A reutilização de materiais do cotidiano na contextualização da Física mecânica. |