Notícias
Crateús tem 1ª defesa de conclusão de curso com tradução em Libras
O campus de Crateús foi palco, nesta quarta-feira (26), da primeira defesa de trabalho de conclusão de curso, com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O trabalho foi apresentado pela aluna Izabel Santiago, concluinte do curso de licenciatura em Letras. A defesa foi aberta ao público e contou com a participação de alunos surdos da escola Estadual Lourenço Filho, de Crateús.
Com orientação da professora Cibelle Araújo, o estudo abordou o tema “Do silêncio à comunicação: vivências e angústias dos intérpretes de libras nas escolas do município de Crateús”. Izabel Santiago trabalha com língua de sinais há cerca de 15 anos no município.
A atuação profissional da autora possibilitou uma constatação que motivou a realização do trabalho: a necessidade de incentivo das instituições de ensino à formação de profissionais na área. Trata-se, inclusive, de uma obrigação de estado, considerando o direito assegurado por lei que prevê a efetivação de recursos que permitam a acessibilidade às pessoas com necessidades específicas.
Izabel é servidora pública do estado do Ceará, atuando como professora e intérprete na Escola Lourenço Filho. O trabalho desenvolvido por ela para conclusão do curso de Letras teve o apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do campus de Crateús.
Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús