Notícias
Campus de Crateús do IFCE completa 11 anos de atuação
MARCO
Quantas vidas é possível transformar em pouco mais de uma década? Muitas. Incontáveis. O campus de Crateús do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) é prova disso. A unidade, que completa 11 anos nesta quarta-feira (22), coleciona sucessos e conquistas, sendo um polo de desenvolvimento para toda a região através da difusão do conhecimento.
Com seus cursos técnicos (Agropecuária, Alimentos, Edificações - subsequentes, e o técnico Integrado em Química), graduações (licenciaturas em Física, Geografia, Letras, Matemática e Música e o bacharelado em Zootecnia) e pós-graduações (Ensino das Ciências da Natureza e Matemática e Educação do Campo), o campus representa um leque de oportunidades para estudantes que encontram na Rede Federal a chance de integrar ativamente os arranjos produtivos locais de forma sustentável, promovendo a educação.
O diretor da unidade, José Aglodualdo Holanda Cavalcante Júnior, ressalta a importância da presença do IFCE através do campus Crateús. “Um primeiro impacto é interiorização dos ensinos técnico e superior através da oferta de uma educação gratuita e de qualidade, permitindo o acesso, a permanência e êxito na formação na própria região. Antes, apenas aqueles que podiam arcar com os custos de ir morar em outras cidades, como Fortaleza, por exemplo, conseguiam uma formação”, explicou o gestor.
Nesse contexto, o campus possibilita a ampliação da oferta de trabalhadores qualificados em suas respectivas áreas de formação, promovendo o desenvolvimento da região do Sertão dos Crateús e gerando impactos nas comunidades beneficiadas pelos projetos de pesquisa e extensão – favorecidos por parcerias estratégicas com prefeituras e representantes do terceiro setor.
O reitor Wally Menezes parabenizou a unidade pela passagem do aniversário. “É um momento de muita alegria. São 11 anos de muitas conquistas e desafios superados. Dos sertões de Crateús têm surgido muitas lideranças – estudantes vitoriosos, ações integradoras, projetos vitoriosos. Essa latência constante torna o nosso campus uma referência em toda a região”, disse o reitor.
Crescimento sustentável
Atualmente, o campus Crateús tem pouco mais de 1020 alunos matriculados (2021.1) e já conta com 622 egressos desde sua fundação. Conta com mais de 10 mil m² de área construída, com dois blocos didáticos, um bloco administrativo, auditório, biblioteca, refeitório, área de lazer e convivência (praça, espaço de vivência, piscina, quadra de areia e ginásio poliesportivo) - estrutura pensada para acolher, com conforto e praticidade, os estudantes e 111 servidores (entre técnicos administrativos e docentes), além de 24 trabalhadores terceirizados.
Uma das conquistas recentes mais significativas do campus foi a instalação das placas do sistema fotovoltaico, com geração de energia solar e redução, em média, de 40% com os custos de energia. Foram construídas quatro novas salas de aula, um estúdio de gravação de música e um elevador acessível para o bloco de ensino 2.
Instalação de placas fotovoltaicas em Crateús
A biblioteca do campus, por sua vez, foi contemplada com uma ampliação do acervo em mais de mil exemplares. A comunidade acadêmica também foi beneficiada com a aquisição de equipamentos de T.I para ampliação do acesso e qualidade da internet, além de projetores multimídias e quadros para as salas de aula dos blocos de ensino 1 e 2. Destaca-se também a revitalização do campus (pintura externa e interna, reforma do ginásio poliesportivo e revitalização de espaços de lazer e convivência).
Espaços de convivência receberam melhorias
A pandemia e seus desafios
Como todas as demais unidades do IFCE, o campus Crateús enfrentou grandes desafios com a chegada da pandemia de Covid-19. As principais dificuldades impostas pelo ensino remoto estiveram relacionadas ao acesso à internet por parte dos alunos - problema amenizado graças à entrega de 276 chips com planos de dados de internet e 242 tablets, um trabalho conjunto com a Reitoria do Instituto. Os inevitáveis impactos socioeconômicos da pandemia ensejaram também a concessão de mais de R$ 589 mil em auxílios emergenciais aos estudantes ao longo dos anos de 2020 e 2021, além da entrega de mais de 600 cestas básicas.
A equipe do campus também proporcionou a fabricação de 500 litros de álcool líquido 70% para uso na unidade e doação para instituições parceiras (Guarda Municipal, Bombeiros, Secretaria de Saúde, Cáritas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outros), tendo também providenciado a doação de 250 máscaras do tipo face shield. Houve também a disponibilização dos computadores do IFCE Crateús e orientação para o cadastramento da comunidade na plataforma Saúde Digital, favorecendo a campanha de vacinação contra a Covid–19.
Os planos para o futuro
A unidade de Crateús quer oferecer ainda mais possibilidades para os vários públicos que compõem a comunidade acadêmica. Entre as prioridades para o futuro próximo estão a ampliação do refeitório, e a construção de uma passarela interligando este aos blocos de ensino. A gestão do campus também planeja a construção de um almoxarifado, além da aquisição de placas solares para ampliação do sistema fotovoltaico.
Estão nos planos também a aquisição de equipamentos para a estruturação de laboratórios; implantação da Rádio Escola; fortalecimento e apoio as atividades do Grêmio Estudantil e Centros Acadêmicos e ampliação de bolsas de pesquisa e monitoria para os estudantes do campus.
“Queremos também incentivar a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Cursos que visem complementar a formação dos alunos das demais redes pública e privada de ensino, além de consolidar os cursos de idiomas, ampliar a oferta de cursos de especialização lato sensu, visando à produção e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável do Sertão dos Crateús”, adiantou o diretor José Aglodualdo Holanda.
Estão previstas ainda ações para integrar, valorizar, capacitar e requalificar os servidores, fortalecendo o Programa Qualidade de Vida através do planejamento junto à comissão das atividades desportivas e de lazer, com a realização de atividades de conscientização e de promoção da saúde.
Acesse a página do campus Crateús e conheça mais sobre a unidade
Ginásio poliesportivo do campus Crateús
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria