Notícias
Alunos vivenciam experiências agroecológicas
Uma visita realizada nesta semana à comunidade Irapuá, no município de Novas Russas, permitiu aos alunos de Agropecuária (4º semestre), do campus de Crateús, o contato direito com experiências de sustentabilidade no semiárido desenvolvidas no local. A atividade foi coordenada pelos professores Tony Andrerson e Sâmia Paiva, em conjunto com a Cáritas Diocesana de Crateús.
Os alunos puderem vivenciar quatro experiências agroecológicas: as atividades do entreposto de produção do mel de abelha; as tecnologias de cisterna de enxurradas; a criação de galinhas caipira; a atividade do grupo de mulheres artesãs; e a produção de alimentos orgânicos nos canteiros econômicos, que garante a segurança alimentar das famílias na comunidade.
Na recepção aos alunos, na sede da Associação, os representantes da entidade fizeram um panorama histórico da comunidade que abriga 100 famílias, em sua em sua grande maioria, pequenos produtores agrícolas. “A agroecologia é o principal pilar para a sustentabilidade e convivência com o semiárido”, destaca Antônio Geovani Vinícius de Carvalho, presidente da Associação dos Produtores na Agricultura Familiar de Irapuá (APPI).
Por sua vez, Vicente Vinícius de Carvalho Neto, tesoureiro da entidade, ressalta a vantagem na utilização das variadas experiências de convivência com as adversidades climáticas da região: “Diversificar a produção é um dos segredos da convivência com o semiárido”.
Imagem: Alunos vivenciaram quatro experiências agroecológicas na comunidade (Foto: Mateus Sousa)
Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús