Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Alunos mostram estudos em simpósio linguístico

Alunos mostram estudos em simpósio linguístico

Estudos abordam temáticas ligadas a variados gêneros textuais
última modificação: 31/03/2016 16h55

Um grupo de alunos do curso de Letras do campus de Crateús apresentou uma série de trabalhos no I Simpósio Interdisciplinar de Estudos Linguísticos, promovido pela Universidade Estadual do Ceará (I SIEL), em Fortaleza, no período de 09 a 11 de junho de 2015.

Os trabalhos apresentados abordam temáticas ligadas a variados gêneros textuais. O universo literário cearense ganhou destaque nos estudos dos alunos Edson Alves e Advânio Barbosa, respectivamente intitulados “O discurso real-naturalista no poema Pátria Velha, de Antônio Sales”, e "Dueto iconográfico da literomusicalidade popular nos sertões do Ceará".

Os demais trabalhos tratam de temáticas mais abrangentes: “As relações entre pensamento e linguagem na comunicação do surdo versus ouvinte”, da estudante Izabel Santiago, e o artigo de Talyson Marques intitulado "O Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino de gêneros textuais".

O IFCE – campus Crateús incentiva a participação de seus alunos em congressos, com ajuda de custos e, especialmente, com transporte e alojamento em unidades do instituto. Para o professor Wellington Costa, coordenador do curso de Letras do campus de Crateús, “é importante a participação de alunos de graduação em eventos científicos porque eles entram em contato com autores e pesquisadores da área que estudam, conhecem pesquisas interdisciplinares e podem publicar seus trabalhos”.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

registrado em: , , ,