Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Aluno toma posse na Academia de Letras de Crateús

Aluno toma posse na Academia de Letras de Crateús

Evento marcou aniversário de seis anos da entidade
última modificação: 31/03/2016 16h48

O estudante Edvânio Barbosa, do curso de Letras do campus de Crateús, tomou posse como novo membro da Academia de Letras de Crateús (ALC), em solenidade realizada sábado, 13 de junho, no teatro Rosa Moraes. O evento marcou o aniversário de seis anos da entidade e contou com a participação de dezenas de personalidades da cultura local.

Na solenidade, ao lado de parentes e amigos, Edvânio Barbosa salientou a importância desse momento em sua trajetória, destacando a responsabilidade que o ingresso na entidade representa:  “a gente tem um propósito de continuar escrevendo e ter isso como uma responsabilidade, uma prestação de contas para a sociedade que acredita no trabalho da Academia de letras como uma agremiação de escritores”.

Único dos filhos de uma família de agricultores, residente na zona rural de Crateús, que avançou no acesso à alfabetização, chegando ao ensino superior, ele celebra esse momento como mais uma grande conquista aliada aos estudos e procura incentivar outros na busca do conhecimento.  “Considero o processo acadêmico uma conquista e sempre procuro levar isso para que outros possam também desenvolver o gosto pelos estudos”.

O autor ingressou na arte literária há poucos anos e era mais conhecido pela atuação no campo musical, dedicando-se especialmente ao gênero regional.  Mas, na medica em que começou a escrever e ser incentivado pelos amigos leitores, começou a organizar seus textos visando à publicação de um livro.
O livro inédito de Edvânio, em fase de revisão, reúne poemas, contos e crônicas. De acordo com o professor Wellington Costa, coordenador do curso de Letras do campus, esta obra foi produzida desde que o autor ingressou no curso, contando com o acompanhamento dos professores do campus. Ele destacou ainda as características que marcam o trabalho de Edvânio: “Ela mantém a originalidade no que diz respeito às raízes sertanejas, tanto no trabalho literário quanto no musical”.

Com a posse, Edvânio passou a ocupar a cadeira nº 35, que tem como patrono o escritor Juvenal Galeno. Ele é o segundo estudante do campus que integra a Academia de Letras de Crateús. A agremiação já conta com a participação da aluna Karla Gomes, do curso de Letras, que ocupa uma cadeira na Academia desde 2011.

O evento contou também com atrações artísticas, destacando-se a performance do violonista Ernesto Teixeira, que apresentou  um variado repertório musical, e da cantora Kaliopy Aragão na interpretação do hino de Crateús. Além de Edvânio, mais cinco novos membros ingressaram na ALC: Lindalva Machado, Maria Elias, Zacharias Bezerra, Humberto Paz e Gilberto Pereira.

Imagem: Edvânio é o segundo aluno do curso de Letras a ingressar na Academia de Letras (Foto: Elinaldo Rodrigues)

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

registrado em: , , ,