Você está aqui: Página Inicial > Crateús > Notícias > Aluno de Letras em Crateús reúne prosa e poemas em livro

Aluno de Letras em Crateús reúne prosa e poemas em livro

"As Texturas da Lua", de Edvânio Barbosa, será lançado neste sábado, 19 de março
última modificação: 18/03/2016 09h48
Autor do livro, Edvânio Barbosa, é aluno do curso de Letras do IFCE campus de Crateús

O gosto pela escrita literária, na trajetória do aluno do curso de Letras do campus de Crateús, Edvânio Barbosa, resultou no livro As Texturas da Lua, que reúne crônicas, contos e poemas produzidos desde 2014. O próximo evento de lançamento da obra será realizado no dia 19 de março, às 19h30, no Colégio Estadual Regina Pacis, em Crateús. O livro também foi lançado durante no IV Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem, realizado pelo campus, no mês passado.

A coletânea é dividida em duas partes, sendo a primeira dedicada aos contos e crônicas, quase todas inspiradas em histórias vivenciadas por Edvânio. A segunda parte reúne poesias criadas basicamente a partir de situações fictícias, fruto do imaginário do autor.

Membro da Academia Crateuense de Letras, na qual tomou posse no ano passado, Edvânio intensificou sua produção literária desde que ingressou na licenciatura em Letras. Antes, ele era mais conhecido pela atuação no campo musical, focada especialmente no gênero regional.  Contudo, na medida em que começou a escrever e ser incentivado pelos amigos leitores, ele começou a organizar seus textos, visando à publicação do livro.

Filho de agricultores da zona rural de Crateús, Edvânio é um dos poucos membros da família que avançou na dedicação aos estudos, chegando ao ensino superior. E mesmo depois de experimentar a prática literária durante o curso de Letras, ele ressalta as novas impressões diante do processo editorial: “Para mim é um universo novo que envolve desde o amadurecimento da ideia de publicar a obra, a seleção dos textos, até a confecção do livro propriamente, o que envolvia trabalho fora do município”, lembra.

De acordo com o professor Wellington Costa, coordenador da licenciatura em Letras do campus, o livro de Edvânio é marcado por características peculiares, que vêm na linha do trabalho que já executava na música: “Ele mantém a originalidade no que diz respeito às raízes sertanejas, tanto no trabalho literário quanto no musical”.

O livro poderá ser adquirido durante a sessão de autógrafos, no evento de lançamento, e também com o próprio autor, em sua residência na Travessa Santo Antônio, 90, Centro (ao lado da Polícia Militar). Os interessados podem entrar em contado com o autor pelos telefones (88) 9.9480-3530/9.9926-4649/3691-2819, por email: edcan2@oi.com.br ou pelo facebook.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús

Assunto(s): Literatura