Você está aqui: Página Inicial > Crateús > campus_crateus > Cursos de Crateús > Técnicos > Integrados > Química > Eventos > 29/11 - Universo IFCE/SEMIC
conteúdo

29/11 - Universo IFCE/SEMIC

última modificação 16/03/2018 11h29
Universo IFCE e Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus de Crateús
O que
universo ifce 2016
campus de crateús
Semana de Iniciação Científica do IFCE
Quando
29/11/2016 18h30 até 30/11/2016 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Campus de Crateús
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Universo IFCE tem por objetivo ampliar o conhecimento da sociedade local acerca das ações desenvolvidas pela instituição. Voltado especialmente para estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada, o “Universo IFCE” apresentará, a nível local, os cursos técnicos e de graduação ofertados pelo campus, projetos de pesquisa e extensão com grande potencial de despertar o interesse dos visitantes, além de atrações culturais e científicas.

A SEMIC – Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE é promovida anualmente e faz parte das atividades do Universo IFCE. É obrigatória para os bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Jr), de Iniciação Tecnológica (PIBITI) e para os voluntários em pesquisa cadastrados pela PRPI, sendo facultativa aos demais alunos de graduação e ensino médio profissionalizante do IFCE envolvidos em projetos de pesquisa ou inovação. Este evento tem como objetivo acompanhar e avaliar o trabalho do bolsista conforme as normas internas e das instituições de fomento nacionais (IFCE, CNPq, FUNCAP), funcionando ainda como espaço para a divulgação dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no IFCE. Conta com a participação de estudantes de graduação e técnicos, possibilitando a troca de experiências e atualização de informações. O evento contará com palestras, minicursos e comunicações orais.


PROGRAMAÇÃO

 

29/11

ABERTURA

18:30 – Apresentação cultural: Aproximações poéticas (Professora Karla Gomes)

19:00 - Palestra: Perspectivas e desafios da educação na nova conjectura político-econômica (Elenilce Gomes de Oliveira – Diretora de Assuntos Estudantis IFCE). (ABERTA AO PÚBLICO).

 

30/11

           MINICURSOS          

Público-alvo: Livre
Período de Inscrições: 21 a 28 de Novembro

1.Amostragem e preparo de amostras para análise de solo
Ministrante: Professor Emanuel Dias Freitas
Vagas: 15
Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45)
Local: Laboratório de solos

Resumo:
A amostragem para fins de fertilidade e caracterização física dos solo é uma das etapas mais críticas do processo produtivo. Uma amostra mal coletada não revela, pelo seu aspecto, se é ou não representativa da área amostrada. O laboratório não corrige erro de amostragem, nesse caso, serão obtidos valores inexatos e, a partir dai, ocorrerão erros na correção e/ou adubação do solo, acarretado em prejuízos econômicos e ambientais. Deste modo, o objetivo do minicurso é preparar profissionais das ciências agrárias para realizar a coleta e preparo de amostras de solos para fins de análises físicas e de fertilidade.
Obs: 
Levar água para consumo próprio e vestimentas adequadas para exposição ao sol (aula de campo).

 

2.Negros protagonistas da história (oficina, documentários, palestras)
Ministrantes: Professores Antônio Avelar Macedo Neri e Antônia Karla Bezerra Gomes
Vagas: 35
Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45)
Local: Sala 01

Resumo: 
Promover um minicurso que possibilite conhecer, desconstruir e ressignificar fatos históricos, onde os negros sejam reconhecidos como protagonistas da história; confeccionar artesanato afro, como valorização e reconhecimento da arte afro-brasileira. A proposta metodológica será desenvolvida através de estudo de textos, vídeo, oficinas e confecção de artesanato, onde o(a) cursista poderá levar o material adquirido e confeccionado para outros espaços ou utilização como objeto pessoal.


 

3.Diversidade linguística e identidade dialetal: o falar cearense em três obras literárias. 

Ministrante: Professor Expedito Wellington Chaves Costa


Vagas: 20
Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45)
Local: Sala 02

Resumo:
A língua é, hoje, reconhecida como um instrumento de interação social, empregado pelos sujeitos com o objetivo primordial de transmitir informações diversas entre interlocutores e contextos reais. Logo, ela representa a vida em sociedade. Sendo assim, é estratificada e se realiza em variações, conforme as dimensões do emissor, do receptor e da situação comunicativa. Com essa compreensão, o minicurso ora proposto abordará a importância cultural do falar cearense e a formação da identidade dialetal desse povo, a partir de expressões presentes em três obras literárias: "Dona Guidinha do Poço", "O Quinze" e "Janeiro é um mês que não sossega".

 


4.Perfumes: A Química produz o cheiro dos lucros.
Ministrante: Professor  Alexandre Carreira da Cruz Sousa 

Vagas: 25
Duração: 04 horas (07:45 – 11:45)
Local de realização: Sala 03

Resumo:
Segundo dados do IBGE, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos responde por 1,8% do PIB brasileiro. O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do setor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, no consumo mundial. Nesse sentido, o Minicurso "Perfumes: A Química respira o cheiro dos lucros" promoverá um passeio desde a origem histórica dos perfumes até suas metodologias atuais de produção, bem como sua aplicação na geração de renda e perspectivas de lucros.

 


5.Vetores e grandezas vetoriais.
Ministrante Professor Vagner Henrique Loiola Bessa
 

Vetores e grandezas vetoriais
Vagas: 35
Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45)
Local: Sala 04

Resumo: 
O estudo dos fenômenos naturais pela física tem, como sua base, o uso de grandezas de caráter vetorial, além disso, os vetores desempenham um papel importante em física, meteorologia, engenharia, economia, dentre outras áreas da ciência. Os vetores são entidades matemáticas, comumente, representados por segmentos de reta orientado, cujos componentes dependem do espaço vetorial escolhido. Neste minicurso estudaremos os vetores no espaço euclidiano, que é o espaço real em três dimensões.



6.Matemática e os temas transversais: construindo saberes científicos a partir do cotidiano.

Ministrantes: Alunos, sob orientação do Professor Antônio Avelar Macedo Neri

-Público alvo alunos do 9º ano das escolas municipais.


Vagas: 35 (manhã) e 35 (tarde)
Duração: 04 horas cada turno (Manhã 07:45 – 11:45 e tarde 13:45 – 17:45)
Local: Laboratório de Matemática

Resumo:  
Após experiência exitosa no estágio de regência em formato de minicurso itinerante, para os estudantes dos 9° ano das escolas públicas. Os acadêmicos do curso de matemática sob a orientação do professor Avelar Macedo, farão uma retrospectiva do minicurso, atendendo 35 alunos em cada turno, contemplando, assim, duas turmas distintas. Nosso objetivo é facilitar o conhecimento cognitivo nos conteúdos basilares matemáticos do ensino fundamental, a partir das experiências cotidianas, lúdicas e desafiadoras; promovendo alinhamento ao conhecimento científico.

 

 

7.Experiências exitosas do PIBID nas escolas Gaspar Dutra, Lourenço Filho e Lions Club.
Ministrantes: Alunos do PIBID, sob orientação do Professor Antônio Avelar Macedo Neri 

Vagas: 35 (manhã) e 35 (tarde)

Duração: 04 horas cada turno (Manhã 07:45 – 11:45 e tarde 13:45 – 17:45)
Local: Sala 05

Resumo: 
Apresentação das práticas exitosas dos alunos pibidianos, sob a coordenação de área dos professores Avelar Macedo e Elano Caio e supervisão dos professores: Viviane Vasconcelos, Junior e Josirene. As experiências serão apresentadas em formato de oficinas práticas e os conteúdos abordados são os basilares e necessários para a formação em nível médio. O minicurso atenderá até 35 cursistas por turno, podendo contemplar alunos de nível médio, superior, professores e interessados em aprendizagens matemática, a partir de práticas inovadoras de ensino.



8. Soluções de equações algébricas: da pré-história aos dias de hoje. 

Ministrante Professor João Luiz Batista de Melo Júnior

Vagas: 35

Duração: 04 horas (Tarde 13:45 – 17:45)

Local: Sala 01


Resumo:
A história da humanidade nos mostra que a evolução dos métodos de se estudar as resoluções de equações algébricas ocorreu concomitantemente ao crescimento do nível científico matemático mundial. Neste minicurso, veremos como e em que aspecto essa evolução ocorreu. Também veremos o que a sociedade matemática estuda atualmente sobre o tema.

 

9.Uma aplicação da Física experimental: Laboratório sem roteiro.
Ministrante Professora Ívina Carlos de Assis Santos

Vagas: 20

Duração: 04 horas (Tarde 13:45 – 17:45)

Local: Sala 06 e Laboratório de Física


Resumo: 
Apresentaremos uma metodologia para trabalhar práticas em laboratório de temas e tópicos abordados nas disciplinas de Física de uma forma pouco convencional. Ao invés de utilizarmos um roteiro padronizado e pronto, colocamos um desafio no quadro e na bancada disponibilizamos os equipamentos necessários para resolver o desafio. Para tal, o aluno terá que pensar em meios e métodos e, ao professor, cabe orientar para que o objetivo seja atingido. Como pré-requisito, o curso é iniciado com algumas explicações sobre medidas e incertezas e como elaborar um relatório e em seguida propõe-se o desafio com uma das práticas apresentadas no guia do professor. Os resultados obtidos nas experiências devem ser apresentados sob a forma de um relatório. Não há uma forma rígida de se redigir um relatório, mas espera-se que ele contenha, pelo menos: título da experiência, autores, fundamentação teórica, objetivos da experiência materiais utilizados, parte experimental, discussão e conclusões. Espera-se colaborar para o desenvolvimento criativo do aluno e contribuir com metodologias alternativas de ensino.

 

10.Manejo reprodutivo de pequenos ruminantes.
 Ministrante Professor Francisco Carlos de Sousa 

Vagas: 35

Duração: 04 horas (13:45 – 17:45)

Local: Sala 02
 

Resumo:
A caprinovinocultura tem se destacado no agronegócio brasileiro. Carne, pele e lã estão entre os principais produtos. Nesse contexto, melhorias no manejo reprodutivo e no melhoramento genético constituem etapas fundamentais para a expansão dessa atividade de forma competitiva. O manejo reprodutivo é o conjunto de medidas voltadas para a melhoria do desempenho zootécnico e econômico do rebanho. Esta ferramenta visa organizar a produtividade do rebanho e, para isso, são necessárias técnicas que permitam a utilização racional dos animais. Seguindo esta premissa, a compreensão das etapas do manejo reprodutivo de pequenos ruminantes é de fundamental importância para uma adequada condução e desenvolvimento eficaz para que ocorra o crescimento do rebanho. Neste sentido, o presente minicurso tem por objetivo proporcionar maior conhecimento a respeito do manejo reprodutivo de caprinos e ovinos, abordando aspectos desde a aquisição de reprodutores e matrizes até o manejo das crias durante a puberdade e maturidade sexual.


11. Cálculos químicos: quando Química e Matemática reagem
Professor: Sebastião Júnior Teixeira Vasconcelos 

Vagas: 35

Duração: 04 horas (13:45 – 17:45)
Local: Sala 03


Resumo:
A Matemática oferece ferramentas extremamente úteis para todos os ramos da ciência. Na Química não é diferente. Mas se você é daqueles que pensam que a Matemática na Química se resume apenas aos balanceamentos de equações e cálculos estequiométricos, você irá se surpreender muito com este minicurso.
Obs: Pré-requisito do curso: Trazer uma calculadora científica.

 


12. INTRODUÇÃO À GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: SUA DIMENSÃO EXPERIENCIAL COMO APORTE INVESTIGATIVO DO USO DA LINGUGEM EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS
Professor: Vilmar Ferreira de Souza


Vagas: 30
Duração: 04 horas (13:45 – 17:45)
Local: Sala 04

 

Resumo:
O objetivo desse minicurso é apresentar a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), conforme elaborada por Halliday e Matthiessen (2014) e seus colaboradores, como um instrumento de descrição e interpretação linguísticas. Para isso, em um primeiro momento, o foco incidirá sobre os seus conceitos fundadores e sua natureza tripartite; em seguida, o foco será a sua porção experiencial da dimensão ideacionale, por último, será apresentada como essa dimensão da GSF tem sido usada para investigar vários fenômenos linguísticos, em vários contextos de usos reais da língua, como, por exemplo: a) relações de poder no discurso político de Padre Cícero (DE SOUZA, 2011a), preconceito linguístico contra a comunidade transexual (SILVA JR & DE SOUZA, no prelo); representações de atores sociais na literatura (BARBOSA &DE SOUZA, 2016) e relações de poder no discurso político do presidente Temer (SILVA & DE SOUZA, 2016).

 


13.O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS DO DISCURSO
Professor: Michael Viana Peixoto

Vagas: 30
Duração: 04 horas (07:45 – 11:45)
Local: Sala 06

 

Resumo:
O minicurso terá o objetivo de fornecer aparatos metodológicos para otimização das aulas de língua portuguesa para turmas de ensino fundamental e médio a partir da utilização dos gêneros do discurso, no sentido de obter maior rendimento em seu uso cotidiano. Serão apresentadas estratégias metodológicas para o professor utilizar os gêneros para melhorar a competência comunicativa do aluno, no que se refere a uma eficiência tanto na leitura quanto na escrita.

 

 

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS CRATEÚS
UNIVERSO IFCE – 2016 - Programação de Apresentações - Modalidade COMUNICAÇÃO ORAL (30/11/2016)
Local: Bloco Didático

 

Área: Ciências Agrárias
Coordenadores: José Aglodualdo Holanda Cavalcante Júnior, Francisco Carlos de Sousa e Liandro Torres Beserra.
Local: Sala 07

Horário da ApresentaçãoNome                     Título do Trabalho
07:40 Antonia Dayany Gomes da Silva Mobilidade Acadêmica Internacional No Instituto Politécnico De Bragança: Programa de Bolsas IFCE Internacional
08:00 Janailton Martins Chaves Técnica de Economia de Água e Uso de Biofertilizante Bovino no Cultivo De Hortaliças
08:20 Zaqueu Ferreira Rodrigues Levantamento dos Artrópodes existentes em Pastagens na Região de Crateús no Ceará
08:40 Maria Jeisa Gaulberto De Sousa Técnica de Economia de Água e Uso de Biofertilizante Bovino no Cultivo De Hortaliças

 

Área: Licenciaturas – Física, Letras e Matemática.
Coordenadores: Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Raimundo Nonato Lima Júnior, José Roberto Brito.
Local: Sala 09

 Horário da ApresentaçãoNomeTítulo do Trabalho
07:40 Francisco Luan Santos Machado Efeitos da exposição ocupacional ao benzeno no sistema auditivo de frentistas do município de Crateús/CE.
08:00

Antonio Soares da Silva Júnior

Escolhas Léxico-Gramaticais do Preconceito durante o ENEM 2015 na voz das mulheres transexuais à luz da ACD e GSF.
08:20 Fernanda Miranda Bonfim O Ensino de Física para a nova geração: Uso de Tecnologias e Inovações Pedagógicas.
08:40 Antonia Dália Chagas Gomes O Estágio curricular em Matemática: Possibilidade e contribuições na formação inicial docente.
09:00 Cândida Ferreira Neta Geometria Espacial: do Cotidiano a sala de aula.
09:20 Francisco Elenilton Oliveira Paiva O uso do Geogebra nas aulas de Matemática.