1.Amostragem e preparo de amostras para análise de solo Ministrante: Professor Emanuel Dias Freitas Vagas: 15 Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45) Local: Laboratório de solos
Resumo: A amostragem para fins de fertilidade e caracterização física dos solo é uma das etapas mais críticas do processo produtivo. Uma amostra mal coletada não revela, pelo seu aspecto, se é ou não representativa da área amostrada. O laboratório não corrige erro de amostragem, nesse caso, serão obtidos valores inexatos e, a partir dai, ocorrerão erros na correção e/ou adubação do solo, acarretado em prejuízos econômicos e ambientais. Deste modo, o objetivo do minicurso é preparar profissionais das ciências agrárias para realizar a coleta e preparo de amostras de solos para fins de análises físicas e de fertilidade. Obs: Levar água para consumo próprio e vestimentas adequadas para exposição ao sol (aula de campo).
2.Negros protagonistas da história (oficina, documentários, palestras) Ministrantes: Professores Antônio Avelar Macedo Neri e Antônia Karla Bezerra Gomes Vagas: 35 Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45) Local: Sala 01
Resumo: Promover um minicurso que possibilite conhecer, desconstruir e ressignificar fatos históricos, onde os negros sejam reconhecidos como protagonistas da história; confeccionar artesanato afro, como valorização e reconhecimento da arte afro-brasileira. A proposta metodológica será desenvolvida através de estudo de textos, vídeo, oficinas e confecção de artesanato, onde o(a) cursista poderá levar o material adquirido e confeccionado para outros espaços ou utilização como objeto pessoal.
3.Diversidade linguística e identidade dialetal: o falar cearense em três obras literárias.
Ministrante: Professor Expedito Wellington Chaves Costa
Vagas: 20 Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45) Local: Sala 02
Resumo: A língua é, hoje, reconhecida como um instrumento de interação social, empregado pelos sujeitos com o objetivo primordial de transmitir informações diversas entre interlocutores e contextos reais. Logo, ela representa a vida em sociedade. Sendo assim, é estratificada e se realiza em variações, conforme as dimensões do emissor, do receptor e da situação comunicativa. Com essa compreensão, o minicurso ora proposto abordará a importância cultural do falar cearense e a formação da identidade dialetal desse povo, a partir de expressões presentes em três obras literárias: "Dona Guidinha do Poço", "O Quinze" e "Janeiro é um mês que não sossega".
4.Perfumes: A Química produz o cheiro dos lucros. Ministrante: Professor Alexandre Carreira da Cruz Sousa
Vagas: 25 Duração: 04 horas (07:45 – 11:45) Local de realização: Sala 03
Resumo: Segundo dados do IBGE, o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos responde por 1,8% do PIB brasileiro. O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do setor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, no consumo mundial. Nesse sentido, o Minicurso "Perfumes: A Química respira o cheiro dos lucros" promoverá um passeio desde a origem histórica dos perfumes até suas metodologias atuais de produção, bem como sua aplicação na geração de renda e perspectivas de lucros.
5.Vetores e grandezas vetoriais. Ministrante Professor Vagner Henrique Loiola Bessa
Vetores e grandezas vetoriais Vagas: 35 Duração: 04 horas (Manhã 07:45 – 11:45) Local: Sala 04
Resumo: O estudo dos fenômenos naturais pela física tem, como sua base, o uso de grandezas de caráter vetorial, além disso, os vetores desempenham um papel importante em física, meteorologia, engenharia, economia, dentre outras áreas da ciência. Os vetores são entidades matemáticas, comumente, representados por segmentos de reta orientado, cujos componentes dependem do espaço vetorial escolhido. Neste minicurso estudaremos os vetores no espaço euclidiano, que é o espaço real em três dimensões.
6.Matemática e os temas transversais: construindo saberes científicos a partir do cotidiano.
Ministrantes: Alunos, sob orientação do Professor Antônio Avelar Macedo Neri
-Público alvo alunos do 9º ano das escolas municipais.
Vagas: 35 (manhã) e 35 (tarde) Duração: 04 horas cada turno (Manhã 07:45 – 11:45 e tarde 13:45 – 17:45) Local: Laboratório de Matemática
Resumo: Após experiência exitosa no estágio de regência em formato de minicurso itinerante, para os estudantes dos 9° ano das escolas públicas. Os acadêmicos do curso de matemática sob a orientação do professor Avelar Macedo, farão uma retrospectiva do minicurso, atendendo 35 alunos em cada turno, contemplando, assim, duas turmas distintas. Nosso objetivo é facilitar o conhecimento cognitivo nos conteúdos basilares matemáticos do ensino fundamental, a partir das experiências cotidianas, lúdicas e desafiadoras; promovendo alinhamento ao conhecimento científico.
7.Experiências exitosas do PIBID nas escolas Gaspar Dutra, Lourenço Filho e Lions Club. Ministrantes: Alunos do PIBID, sob orientação do Professor Antônio Avelar Macedo Neri
Vagas: 35 (manhã) e 35 (tarde)
Duração: 04 horas cada turno (Manhã 07:45 – 11:45 e tarde 13:45 – 17:45) Local: Sala 05
Resumo: Apresentação das práticas exitosas dos alunos pibidianos, sob a coordenação de área dos professores Avelar Macedo e Elano Caio e supervisão dos professores: Viviane Vasconcelos, Junior e Josirene. As experiências serão apresentadas em formato de oficinas práticas e os conteúdos abordados são os basilares e necessários para a formação em nível médio. O minicurso atenderá até 35 cursistas por turno, podendo contemplar alunos de nível médio, superior, professores e interessados em aprendizagens matemática, a partir de práticas inovadoras de ensino.
8. Soluções de equações algébricas: da pré-história aos dias de hoje.
Ministrante Professor João Luiz Batista de Melo Júnior
Vagas: 35
Duração: 04 horas (Tarde 13:45 – 17:45)
Local: Sala 01
Resumo: A história da humanidade nos mostra que a evolução dos métodos de se estudar as resoluções de equações algébricas ocorreu concomitantemente ao crescimento do nível científico matemático mundial. Neste minicurso, veremos como e em que aspecto essa evolução ocorreu. Também veremos o que a sociedade matemática estuda atualmente sobre o tema.
9.Uma aplicação da Física experimental: Laboratório sem roteiro. Ministrante Professora Ívina Carlos de Assis Santos
Vagas: 20
Duração: 04 horas (Tarde 13:45 – 17:45)
Local: Sala 06 e Laboratório de Física
Resumo: Apresentaremos uma metodologia para trabalhar práticas em laboratório de temas e tópicos abordados nas disciplinas de Física de uma forma pouco convencional. Ao invés de utilizarmos um roteiro padronizado e pronto, colocamos um desafio no quadro e na bancada disponibilizamos os equipamentos necessários para resolver o desafio. Para tal, o aluno terá que pensar em meios e métodos e, ao professor, cabe orientar para que o objetivo seja atingido. Como pré-requisito, o curso é iniciado com algumas explicações sobre medidas e incertezas e como elaborar um relatório e em seguida propõe-se o desafio com uma das práticas apresentadas no guia do professor. Os resultados obtidos nas experiências devem ser apresentados sob a forma de um relatório. Não há uma forma rígida de se redigir um relatório, mas espera-se que ele contenha, pelo menos: título da experiência, autores, fundamentação teórica, objetivos da experiência materiais utilizados, parte experimental, discussão e conclusões. Espera-se colaborar para o desenvolvimento criativo do aluno e contribuir com metodologias alternativas de ensino.
10.Manejo reprodutivo de pequenos ruminantes. Ministrante Professor Francisco Carlos de Sousa
Vagas: 35
Duração: 04 horas (13:45 – 17:45)
Local: Sala 02
Resumo: A caprinovinocultura tem se destacado no agronegócio brasileiro. Carne, pele e lã estão entre os principais produtos. Nesse contexto, melhorias no manejo reprodutivo e no melhoramento genético constituem etapas fundamentais para a expansão dessa atividade de forma competitiva. O manejo reprodutivo é o conjunto de medidas voltadas para a melhoria do desempenho zootécnico e econômico do rebanho. Esta ferramenta visa organizar a produtividade do rebanho e, para isso, são necessárias técnicas que permitam a utilização racional dos animais. Seguindo esta premissa, a compreensão das etapas do manejo reprodutivo de pequenos ruminantes é de fundamental importância para uma adequada condução e desenvolvimento eficaz para que ocorra o crescimento do rebanho. Neste sentido, o presente minicurso tem por objetivo proporcionar maior conhecimento a respeito do manejo reprodutivo de caprinos e ovinos, abordando aspectos desde a aquisição de reprodutores e matrizes até o manejo das crias durante a puberdade e maturidade sexual.
11. Cálculos químicos: quando Química e Matemática reagem Professor: Sebastião Júnior Teixeira Vasconcelos
Vagas: 35
Duração: 04 horas (13:45 – 17:45) Local: Sala 03
Resumo: A Matemática oferece ferramentas extremamente úteis para todos os ramos da ciência. Na Química não é diferente. Mas se você é daqueles que pensam que a Matemática na Química se resume apenas aos balanceamentos de equações e cálculos estequiométricos, você irá se surpreender muito com este minicurso. Obs: Pré-requisito do curso: Trazer uma calculadora científica.
12. INTRODUÇÃO À GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: SUA DIMENSÃO EXPERIENCIAL COMO APORTE INVESTIGATIVO DO USO DA LINGUGEM EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS Professor: Vilmar Ferreira de Souza
Vagas: 30 Duração: 04 horas (13:45 – 17:45) Local: Sala 04
Resumo: O objetivo desse minicurso é apresentar a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), conforme elaborada por Halliday e Matthiessen (2014) e seus colaboradores, como um instrumento de descrição e interpretação linguísticas. Para isso, em um primeiro momento, o foco incidirá sobre os seus conceitos fundadores e sua natureza tripartite; em seguida, o foco será a sua porção experiencial da dimensão ideacionale, por último, será apresentada como essa dimensão da GSF tem sido usada para investigar vários fenômenos linguísticos, em vários contextos de usos reais da língua, como, por exemplo: a) relações de poder no discurso político de Padre Cícero (DE SOUZA, 2011a), preconceito linguístico contra a comunidade transexual (SILVA JR & DE SOUZA, no prelo); representações de atores sociais na literatura (BARBOSA &DE SOUZA, 2016) e relações de poder no discurso político do presidente Temer (SILVA & DE SOUZA, 2016).
13.O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS DO DISCURSO Professor: Michael Viana Peixoto
Vagas: 30 Duração: 04 horas (07:45 – 11:45) Local: Sala 06
Resumo: O minicurso terá o objetivo de fornecer aparatos metodológicos para otimização das aulas de língua portuguesa para turmas de ensino fundamental e médio a partir da utilização dos gêneros do discurso, no sentido de obter maior rendimento em seu uso cotidiano. Serão apresentadas estratégias metodológicas para o professor utilizar os gêneros para melhorar a competência comunicativa do aluno, no que se refere a uma eficiência tanto na leitura quanto na escrita.
|