26/03 - II Fórum de Letras
- https://ifce.edu.br/crateus/eventos/26-03-ii-forum-de-letras-do-campus-de-crateus
- 26/03 - II Fórum de Letras
- 2018-03-26T19:00:00-04:00
- 2018-03-28T22:30:00-04:00
- II Fórum de Letras: Linguagens e Sociedade
- Quando
- 26/03/2018 19h00 até 28/03/2018 22h30 (Brazil/West / UTC-400)
- Onde
- Auditório do campus de Crateús
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- iCal
Apresentação
O Curso de Letras do Instituto Federal do Ceará – campus Crateús tem particular interesse na formação docente em Língua Portuguesa para atuação profissional nas instabilidades que caracterizam a sala de aula. Para isso, tem por objetivo formar professores críticos, éticos e reflexivos, comprometidos com a compreensão dos diferentes fenômenos linguísticos da interação social cotidiana.
Nesse sentido, em 2017 o I Fórum de Letras debateu as perspectivas atuais do ensino de Língua Portuguesa, ressaltando a necessidade da contextualização dos saberes e a importância dos gêneros textuais para a compreensão dos diferentes fenômenos do ato comunicativo.
Agora em 2018, o II Fórum de Letras amplia o seu escopo temático, para discutir a relação entre as linguagens e a sociedade, compreendendo a língua como prática social empoderada, com a qual se materializam as estratégias de interação, as ideologias, as identidades e a cultura.
E, nesta edição, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI do IFCE Crateús, o II Fórum de Letras, Linguagens e Sociedade terá momentos de discussão sobre as temáticas étnico-raciais, em virtude da Data Magna do Ceará, o dia 25 de março, que marca o pioneirismo do estado na abolição da escravidão no Brasil.
Para atingir seus objetivos, o II Fórum de Letras disponibiliza a alunos e docentes do IFCE e à comunidade em geral atividades como palestras, mesas redondas, minicursos, comunicações orais e apresentação de pôsteres, referentes ao tema da sua edição atual. Logo, o IFCE – campus Crateús convida todos a participarem dessas atividades, visando a consolidação do debate sobre questões de linguagens no sertão dos Inhamuns.
Sejam todos bem-vindos ao IFCE – campus Crateús! A casa é nossa!
Os trabalhos apresentados em forma de comunicação oral e pôster serão divididos pelos seguintes eixos:
1. Sociolinguística: variação e ensino (coordenador: Prof. Ms. Francisco Souza)
2. Lexicografia: culturemas e dialetos (coordenador: Prof. Ms. Wellington Costa)
3. Gramática Sistêmico-Funcional e Análise Crítica do Discurso: língua e sociedade (coordenador: Prof. Dr. Vilmar Souza)
4. Linguística Aplicada e Educação: ensino e aprendizagem de língua materna e/ou estrangeira e formação de professores (coordenador: Prof. Ms. Manoelito Gurgel)
5. Literatura e outras áreas: diálogos (in) disciplinados (coordenadora: Profa. Ma. Valéria Lourenço)
Obs.: Cada eixo temático receberá, no máximo, 6 comunicações e 6 pôsteres.
Eixo Temático “Sociolinguística e Ensino de Língua Portuguesa”.
Este eixo tem como objetivo discutir as contribuições da Sociolinguística, em suas mais diversas vertentes (e.g. Sociolinguística Quantitativa, Sociolinguística Educacional) para o ensino de Língua Portuguesa. Serão aceitas propostas de comunicações orais e pôsteres que debatam questões como variação e mudança linguística, atitudes linguísticas e quaisquer outros temas relativos a este eixo temático.
As propostas para comunicação oral e pôster referentes a este Eixo Temático devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail ffsouza@ifce.edu.br, no período indicado pelo cronograma do evento.
Eixo Temático “Lexicografia: culturemas e dialetos”.
Este eixo acolherá propostas para comunicações orais e para pôsteres que debatam questões relativas ao léxico da Língua Portuguesa em suas diferentes perspectivas, às palavras culturais e aos variados dialetos brasileiros urbanos ou rurais. O objetivo é discutir as contribuições do léxico para a cultura e a formação de identidades.
As propostas para comunicação oral e pôster referentes a este Eixo Temático devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail wellingtoncosta@ifce.edu.br, no período indicado pelo cronograma do evento.
Eixo Temático “Gramática Sistêmico-Funcional e Análise Crítica do Discurso”.
Este eixo temático visa albergar trabalhos, em formas de comunicação oral e pôsteres, que dialoguem em parte ou em todo com os pressupostos da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) e da Análise Crítica do Discurso (ACD), conforme preconizados por Halliday (2014, por exemplo) e Fairclough (2001, por exemplo), em um diálogo que explicite os usos da língua em contextos reais de comunicação, em uma constante tensão entre as várias formas assimétricas de poder advindas desses usos.
As propostas para comunicação oral e pôster referentes a este Eixo Temático devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail vilmardesouza@unilab.edu.br, no período indicado pelo cronograma do evento.
Eixo temático “Linguística Aplicada e Educação: ensino e aprendizagem de língua materna e/ou estrangeira e formação de professores”
Cada vez mais, a Linguística Aplicada tem se interessado, em uma abordagem transdisciplinar, pela relação constitutiva entre a linguagem e as atividades sociais, dentre as quais destacamos, por exemplo, as práticas de desenvolvimento humano em contextos formais de ensino, de aprendizagem e de formação profissional. Neste eixo temático, pretendemos, então, contemplar e acolher, tanto na modalidade de comunicação quanto na de pôster, pesquisas, já desenvolvidas ou em desenvolvimento, que tratam, sob diferentes perspectivas epistemológicas, de práticas constitutivas das atividades próprias ao contexto escolar e/ou acadêmico. O objetivo deste eixo temático é, portanto, discutir, a partir de diferentes abordagens téorico-metodológicas, especialmente das Ciências da Linguagem, o ensino e a aprendizagem de língua materna e/ou estrangeira, bem como a formação de professores, com a finalidade geral de serem analisadas as ações constitutivas desses contextos próprios da atividade humana.
As propostas para comunicação oral e pôster referentes a este Eixo Temático devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail manoelito.gurgel@ifce.edu.br, no período indicado pelo cronograma do evento.
Eixo Temático “Literatura e outras áreas: diálogos (in)disciplinados”
Este eixo receberá trabalhos em forma de comunicação oral e pôsteres que debatam sobre a literatura em diálogo com outras áreas do conhecimento (Geografia, História, Antropologia, Cinema, Fotografia, Teatro, entre outras), e também sobre a escrita (autoria) e a representação de diversas identidades (mulheres, nordestinos, LGBTQ+, comunidades tradicionais, negros e indígenas) no território da literatura.
As propostas para comunicação oral e pôster referentes a este Eixo Temático devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail valeria.lourenco@ifce.edu.br, no período indicado pelo cronograma do evento.
MINICURSOS
Diálogo transoceânico: a representação da seca em Rachel de Queirós (Brasil) e em Manuel Lopes (Cabo Verde)
Descrição: Estudo sobre o espaço literário em "Os Flagelados do vento leste, do autor caboverdiano Manuel Lopes, e O quinze, da escritora cearense, Rachel de Queiroz.
Qtd. Vagas: 20
O papel feminino na literatura brasileira: o que está por trás das linhas? – Profa. Ma. Gleicyane Feitosa Gomes Torres
Descrição: A Literatura é uma fiel representante das relações socioculturais que se estabelecem em dada sociedade. Nesse sentido, trabalhar com materiais literários nas salas de aulas pode ser uma forma de contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico dos estudantes, caso sejam estimulados a ler o que está por trás das linhas. Nessa perspectiva, o objetivo deste minicurso é dialogar sobre o papel feminino na literatura brasileira e sua integralização nas aulas de leitura do ensino médio. O minicurso ancora-se nos estudos de Cassany (2006), Cassany e Castellà (2010) e Mendoza (2000, 2002, 2007) e destina-se a professores de língua portuguesa e estudantes de Letras.
“Preconceito linguístico?! e isso existe?!”: por que ainda precisamos debater
essa forma de discriminação social” – Prof. Ms. Francisco Ferreira
Este minicurso abordará um dos preconceitos sociais mais invisíveis que existem, que é o preconceito linguístico. Por causa dessa invisibilidade, seu reconhecimento e, consequentemente, seu combate são um desafio para os novos docentes de Língua Portuguesa. O objetivo é fazer com que, ao final, os participantes deste minicurso, tomem consciência da existência desse preconceito e consiga refletir sobre formas de como evitar reproduzi-lo em sua prática pedagógica como também de combatê-lo sempre que for necessário.
Língua Brasileira de Sinais: aspectos teóricos e práticos – Grupo de Pesquisa GSF/ACD Sertões
O objetivo deste minicurso consiste em apresentar os aspectos teóricos e práticos acerca dos estudos da Língua Brasileira de Sinais e suas aplicações em contextos reais de uso. O foco da primeira parte desta apresentação cairá sobre os sistemas fonológico, morfológico e semântico da LBS com seus respectivos elementos realizadores no plano da expressão. Toda esta discussão será acompanhada de exemplos de como esses elementos são usados em instâncias reais de conversação, o que constitui a segunda parte deste minicurso.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
• As inscrições serão gratuitas, abertas à comunidade.
• Cada participante poderá submeter apenas um trabalho, independentemente da modalidade de apresentação.
• O certificado será emitido pela própria plataforma, após o evento.
• Cada resumo para comunicação oral deve conter de 300 a 500 palavras e ser composto por título, tema, objetivo principal, fundamentação teórica, metodologia, resultados esperados, parciais ou finais e de 03 a 05 palavras-chave.
• Para pôster, cada proposta deve ser organizada em título, introdução, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, resultados esperados, parciais ou finais e referências.
• Nos trabalhos de cada uma dessas modalidades, serão aceitos até quatro (04) autores. Cada trabalho é obrigado a informar o professor orientador, sob pena de ser recusado pela organização do II Fórum de Letras.
PROGRAMAÇÃO
26/03 (segunda-feira)
19h – 20h30: Conferência de abertura – Data Magna do Ceará (Profa. Dra. Vera Rodrigues – UNILAB)
20h50 – 22h30: Minicursos (1º encontro)
27/03 (terça-feira)
9h45 – 10h: Mesa de abertura
10h – 11h45: Palestra – Prof. Dr. Gilson Cordeiro (IFCE – Camocim)
19h: Mesa redonda “O ensino de Letras no interior do Ceará: panoramas e perspectivas”.
28/03 (quarta-feira)
7h30 – 9h30: Mesa-redonda Prof. Ms. Felipe Cavalcanti, Michelly Lopes (Quilombola da comunidade Queimadas) e Renato Baiano (Quilombola de Tamboril).
9h45 – 11h45: Sessão de Pôsteres
19h – 20h40: Comunicações orais
20h50 – 22h30: Minicursos (2º encontro)
CRONOGRAMA
22/02 a 15/03: inscrições com submissão de trabalho (comunicação oral e pôster) (até o preenchimento do número de vagas disponíveis)
22/02 a 22/03: inscrições sem submissão de trabalho (ouvintes)
16/03: divulgação dos trabalhos aprovados nas modalidades de comunicações e pôsteres
19/03 a 21/03: envio das cartas de aceite