No dia 14/5, ocorreu pela manhã a primeira aula prática da disciplina de Montagem de Sistemas Fotovoltaicos da turma inicial do curso de Eletricista Instalador de Sistemas de Energias Renováveis do IFCE campus Cedro. Durante a aula os alunos realizaram diversas práticas com módulos fotovoltaicos e ao final conectaram o sistema à rede elétrica.
Com o apoio da direção-geral, chefes de departamento, coordenadores, professores e parceiros, o campus construiu um telhado cerâmico didático de 5m x 3m e instalou um microsistema solar fotovoltaico on grid de 780 Wp, capaz de produzir mensalmente cerca de 190 kWh de energia elétrica.
A ação faz parte do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética da Rede Federal (EnergIF).O objetivo é formar profissionais para trabalhar com instalação, montagem, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos de acordo com normas e procedimentos técnicos e regulamentares, garantindo qualidade e segurança da instalação dos sistemas fotovoltaicos, com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica e respeitando o meio ambiente.
Para Angela Garcia, sócio-proprietária de empresa do ramo de energia solar em Lavras da Mangabeira, o curso está sendo a oportunidade de aprimorar o conhecimento na área e conhecer melhor o trabalho dos colaboradores. “Ali realmente comecei a compreender mais de como era feita a instalação do sistema,como era o dimensionamento, quais os principais critérios que a gente tem que observar para fazer as ligações”, afirma.
Segundo o professor Isaac Sousa, a formação de profissionais qualificados na área Solar Fotovoltaica contribuirá significativamente para o desenvolvimento das energias renováveis no Brasil. "O campus Cedro com o apoio do EnergIF, da sua Direção Geral, Chefes de departamento, Coordenadores, Professores e Parceiros, torna-se a partir de então centro formador de profissionais dessa área", explica.
Além de Cedro, os campi Jaguaribe e Marcanaú estão participando do EnergIF, O curso tem carga horária de 200 horas, composta por dez disciplinas, abrangendo atividades teóricas e práticas.
Anderson Lima-campus do Cedro