Você está aqui: Página Inicial > Cedro > Notícias > Estudantes são destaque na XXIX Reditec

Estudantes são destaque na XXIX Reditec

Alunos de Cedro expuseram três projetos de inovação
última modificação: 22/12/2015 14h53
Alunos foram destaque no stand da XXXIX Reditec. (Foto: Bruno Leonardo)

Preá, Calango e Bode Preto: animais típicos do sertão, acostumados a encontrar as mais diversas alternativas para sobreviver em ambientes adversos, foram as inspirações de batismo para três robôs desenvolvidos por estudantes de Mecatrônica Industrial do campus de Cedro do IFCE. Os protótipos receberam grande destaque e atenção no stand de inovação da XXXIX edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Tecnológica (Reditec), realizada entre os dias 20 e 23 de outubro em Fortaleza.

Embora tenham sido desenvolvidos separadamente e sejam todos os três máquinas autônomas, os robôs podem ser aplicados para um único fim: uma cadeira de rodas inteligente. Cada máquina tem uma função específica. O Preá, criado pelo aluno William de Souza, consegue solucionar labirintos e desviar de obstáculos por meio de um sistema neural artificial, composto por microcontroladores e três sensores, o “cérebro” do equipamento.

Já o Calango, feito pelo estudante Ludianno Queiroga, é uma máquina de navegação que utiliza QR Code e visão computacional, cuja responsabilidade seria a locomoção da cadeira. Por fim, o Bode Preto, projetado por Artur Moreira, é dotado da tecnologia SLAM (Sistema de Localização e Mapeamento Simultâneo), que o torna capaz de mapear ambientes de difícil acesso ou desconhecidos.