Notícias
Cedro oferta 90 vagas no Sisu 2023.1
Graduação
Termina nesta sexta-feira, 24/2, o período de inscrição para o Sisu 2023.1. No campus do Cedro do IFCE, são 30 vagas para a Engenharia Elétrica (tarde), 30 para Mecatrônica Industrial (manhã) e 30 para Sistemas de Informação (tarde). Para saber mais informações, os candidatos podem acessar o menu lateral do site do campus do Cedro, www.ifce.edu.br/cedro, e clicar na opção “cursos”.
Os candidatos devem acessar o site do SISU para realizar a inscrição,acessounico.mec.gov.br.O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
A palavra dos coordenadores
Para aqueles que ingressarem no curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, de acordo com a coordenadora, professora Andreia Matos, o objetivo é preparar profissionais habilitados a atuarem no desenvolvimento de atividades tecnológicas e gerenciais nos processos produtivos, de manutenção industrial e setor de serviços.
São diversas opções de atuação.“O tecnólogo poderá ocupar postos de trabalho em empresas que utilizem sistemas automáticos industriais, prediais e residenciais, empresas ligadas ao ramo metalmecânico, projetos de instalações elétricas, distribuidoras e geradoras de energia elétrica, programação e operação de máquinas de comando numérico computadorizado, dentre outras, uma vez que o curso conta com laboratórios como usinagem, metrologia, robótica, informática, comandos elétricos e eletrônicos e outros que possibilitam as aulas práticas”,informa a docente.
Quem escolher Engenharia Elétrica, segundo o coordenador, professor Douglas Aurélio, inicia a formação com uma base na matemática, física e de programação. “Ao decorrer do curso, poderá optar por três áreas distintas, dentre elas, estão automação e controle, voltado para industria. A eletrônica, que também poderá ser voltada para indústria, mas poderá ter aspectos tecnológicos, e o Sistema de Potência, que visa, devido às nossas necessidades com energia elétrica, sempre chegando ao consumidor”, explica o professor.
Se a escolha for Sistemas de Informação, o coordenador, professor Jose Olinda, conta que o profissional pode trabalhar como analista de sistemas, programador, analista de requisitos, gerente de projetos, nas áreas públicas ou privadas. A demanda é alta para profissionais de Tecnologia da Informação. Na graduação, são ofertadas disciplinas voltadas para a área de administração, possibilitando ter uma base gerencial. “Ele pode criar o próprio negócio, pode trabalhar como desenvolvedor, pode trabalhar em diversas carreiras”, afirma.
Anderson Lima- campus do Cedro