Doces Flautas Doces IFCE
O grupo “Doces Flautas Doces do IFCE” nasceu do trabalho artísticomusical desenvolvido através do instrumento ‘Flauta Doce’, desde que o atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará chamava-se Escola Técnica Federal do Ceará.
Foram decorridos mais de 30 anos desde o início desse trabalho, quando a música representava um núcleo integrador entre os alunos dos diversos cursos técnicos da escola, no intuito de contribuir para a formação, entre outras especificidades, do aspecto humano de seus futuros técnicos, até chegarmos aqui.
Atualmente o mais alto nível do trabalho com Flautas Doces do Instituto é uma das atividades vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão do mesmo, ou seja, dele participam músicos advindos não apenas dos nossos próprios bancos escolares, como também pessoas da comunidade extra-muros.
O grupo “Doces Flautas Doces do IFCE” traz ao público uma execução musical ainda não suficientemente conhecida – a Flauta Doce tocada como instrumento profissional – uma vez que a mesma aparece, na maioria das vezes, como instrumento de iniciação musical, para a qual se presta com absoluta excelência, não igualável a qualquer outro instrumento para fins didáticos (vide sua aplicação em tantos projetos sociais).
O nível do grupo, reconhecido entre os núcleos mais específicos de cultura e educação, tem lhe rendido convites para aberturas de congressos e eventos, ministração de cursos, tanto dentro do ambiente universitário quanto pelo interior do estado e fora dele, como também tem obtido reconhecimento público nas apresentações que tem feito, contemplado que foi consecutivas vezes nos Projetos Públicos de fomento às Artes da cidade, sendo seus mais recentes espetáculos “TOCA, NORDESTE!”, “DO BRASIL PARA O NORDESTE – GONZAGÃO, CABRA-DA-PESTE” e “TOCA, BRASIL!”. Intérprete dos mais variados repertórios - do erudito ao folclórico, do europeu ao brasileiro, as “Doces Flautas Doces do IFCE” orgulham-se de levar à público composições, arranjos e execução musical, com ambientações que utilizam toda a família da Flauta Doce, Violão, Sanfona, Teclado e Percussão.
O grupo atualmente conta com oito integrantes fixos, entre eles dois professores de música do IFCE e participações especiais de músicos convidados, que nos honram e agregam valor inestimável ao nosso trabalho.
A direção musical do grupo é da professora Cecília do Valle, pianista, flautista doce, especialista em Arte-Educação, autora do projeto pedagógico do Curso Técnico em Música do IFCE, onde atua como Professora em regime de Dedicação Exclusiva desde 1993.