Você está aqui: Página Inicial > bienal > Grupos Musicais > Coral da UFC
conteúdo

Coral da UFC

última modificação 24/10/2018 11h14

CORAL DA UFC 1.jpg

CORAL DA UFC 2.jpg

Atualmente, o Coral da UFC, sob a regência do professor Dr. Erwin Schrader, está vinculado à Secretaria de Cultura Artística da UFC e ao Curso de Música – Licenciatura do Instituto de Cultura e Arte/UFC. O grupo conta ainda com a colaboração do Prof. Dr. Gerardo Viana Junior (orientação vocal) e do Prof. Dr. Elvis de Azevedo Matos que atua também como diretor artístico, arranjador e regente assistente.

Desde sua criação, o Coral da UFC tem sido uma referência internacional para o canto coral brasileiro. Esta reputação se consolidou recentemente através dos espetáculos, “Borandá Brasil” e “Gonzagas”, que tiveram grande repercussão fora do país, através de intercâmbios de canto coral estabelecidos com grupos europeus em 2005 e 2007. Foram realizadas apresentações em teatros em cidades da Polônia (Varsóvia e Szczecin), Alemanha (Bremen, Hamburgo, Colônia e Neulingen) e França (Paris e Aurillac).

Em 2011, o intercâmbio aconteceu com grupos corais universitários australianos, proporcionando a realização de apresentações em teatros e centros culturais das cidades de Melbourne, Adelaide, Camberra e Sidney.

Para conseguir suas metas o Coral da UFC estimula seus participantes a construir juntos, um espetáculo de canto coral que recorre a outras linguagens artísticas que podem ser albergadas em um espaço teatral. No cotidiano de preparação deste espetáculo discute-se a temática, o repertório, os cenários, os figurinos e os adereços, bem como se elabora interlocuções corporais e teatrais. O envolvimento intenso de todos os participantes no processo de construção dos espetáculos configura o processo formativo-musical, meta principal da opção pedagógica do grupo.

A montagem de um espetáculo coral com um grupo de 37 cantores e cantoras que em cena encenam algo coletivamente construído proporciona a vivência solidária essencial e, nas temporadas de apresentações que os espetáculos cumprem, tal experiência logra alcançar um grande público que passa também, a partir do momento em que a assiste o espetáculo, a fazer parte do processo formativo que justifica todo o trabalho.