Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Semana da Integração debateu diversidade
conteúdo

Notícias

Semana da Integração debateu diversidade

Evento de recepção aos alunos novatos foi realizado de 15 a 17 de maio
publicado: 24/05/2017 20h40, última modificação: 24/05/2017 20h42

A Semana da Integração teve uma nova edição no campus de Aracati, dessa vez para marcar o início do semestre 2017.1. Durante três dias, os alunos novatos participaram de uma programação diferenciada, organizada pelo Departamento de Ensino, Coordenação de Assistência Estudantil e Coordenação Técnico-Pedagógica. No primeiro dia, 15 de maio, a acolhida começou com uma breve apresentação do IFCE e de alguns setores do campus, como a Coordenação de Controle Acadêmico (CCA) e a biblioteca. Durante o intervalo, foram realizadas apresentações musicais nos turnos da manhã e da tarde. À noite, os alunos conferiram também uma apresentação do espetáculo Índios, trabalho mais recente da Cia Revoada de Expressões Artísticas.

VEJA FOTOS DA SEMANA DE INTEGRAÇÃO 2017.1

O segundo dia do evento foi todo dedicado à realização do 1º Lacre, o Encontro de Educação e Diversidade promovido pela Coordenação de Assitência Estudantil. Duas palestras foram promovidas nos turnos da manhã e da tarde, a primeira com Ednilson Costa, integrante da Odara, a Organização da Diversidade Aracatiense. A segunda participação do dia foi da escritora e pesquisadora Helena Vieira, que propôs uma reflexão sobre o lugar das pessoas trans na nossa sociedade e sobre a necessidade de se respeitar diferentes visões de mundo para que seja possível construir uma democracia verdadeira. A programação da terça-feira também contemplou momentos de orientação para os alunos que irão solicitar auxílio-estudantil e aproveitaram para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. À noite, o Lacre foi encerrado com o lançamento da terceira edição da Revista Percursos, uma publicação eletrônica do setor de Comunicação Social do campus que abordou na matéria principal os problemas gerados pela LGTBfobia.

VEJA FOTOS DO 1º LACRE

A Semana de Integração contou ainda com visitas guiadas ao campus, aulas práticas em alguns laboratórios, momentos de diálogo entre os alunos novatos e os coordenadores de cada curso e intervalos animados por diferentes programações. No terceiro e último dia, os alunos que estavam no campus no turno da tarde puderam participar da posse do Grêmio Acadêmico do campus de Aracati, que foi chamado de Carlos Ramon Ferreira em homenagem a um aluno do curso técnico em Informática que foi assassinado em dezembro de 2016.

VEJA FOTOS DA POSSE DO GRÊMIO CARLOS RAMON COELHO FERREIRA