Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Projeto desenvolvido em Aracati ganha prêmio no AgroInova 2024
conteúdo

Notícias

Projeto desenvolvido em Aracati ganha prêmio no AgroInova 2024

SOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Aplicativo viabiliza a automatização no processo de contagem de larvas de camarão
última modificação: 14/11/2024 12h20

O projeto Nauplius, desenvolvido no campus de Aracati, conquistou o segundo lugar no Prêmio AgroInova 2024, durante a terceira edição da Feira de Tecnologia para a Agricultura. O projeto consiste numa solução tecnológica voltada para a automatização do processo de contagem de náuplios (larvas de camarão) em laboratórios de larvicultura. Desenvolvido com o uso de inteligência artificial e visão computacional, o Nauplius permite que técnicos capturem imagens das amostras de náuplios e obtenham uma contagem precisa e em tempo real. 

O projeto conta com uma equipe formada por quatro estudantes do curso de Ciências da Computação, do campus de Aracati: Cláudio Silva, Eduardo dos Santos, Lucas Ribeiro e Italo Paula. É coordenado por dois professores também do campus: Andressa Bezerra e Felipe Bastos. Em sua fase inicial, contou também com a colaboração do professor Raimundo Valter. 

A solução proporcionada pela iniciativa, conforme explica a professora Andressa Bezerra, “resolve uma dor significativa da indústria de aquicultura: “o processo manual de contagem de náuplios, que é demorado, suscetível a erros e dificulta o controle de densidade ideal nos tanques. O Nauplius otimiza essa tarefa, proporcionando uma contagem mais rápida e precisa e facilitando o manejo adequado para o crescimento saudável dos camarões”, explica ela.

O projeto teve início no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante Cláudio Silva. Ao explorar a aplicação de inteligência artificial na contagem de náuplios, ele percebeu o potencial de transformar a prática manual em um processo automatizado. A partir dessa ideia inicial, o projeto foi desenvolvido e aperfeiçoado por meio de visitas técnicas a laboratórios de maturação, onde foram identificados desafios adicionais e oportunidades para melhorias.

No AgroInova 2024, o Nauplius foi finalista juntamente com outras duas equipes: uma do IFCE de Tianguá que atua no rastreamento de alimentos; outra do do Instituto Federal de Mato Grosso, que faz a detecção de formigueiros através de inteligência artificial e com o uso de drone. 

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati