Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Pesquisa inédita evidencia potencial anticancerígeno de subproduto da acerola
conteúdo

Notícias

Pesquisa inédita evidencia potencial anticancerígeno de subproduto da acerola

RESULTADOS PROMISSORES

Artigo científico com resultados do trabalho foi publicado em conceituada revista internacional
última modificação: 17/09/2024 12h17
Professora Otília Mônica

Professora Otília Mônica

Um artigo publicado na revista científica The Journal of Supercritical Fluids evidenciou o valioso potencial farmacêutico e alimentício de subprodutos da indústria de suco da acerola, destacando-se suas propriedades anticancerígenas. Trata-se do resultado da pesquisa de doutorado realizada pela professora Otília Mônica Alves Borges, do IFCE campus de Aracati, sob orientação dos docentes Patrícia Poletto e Acácio A. F. Zielinski, do Departamento de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Na pesquisa, compostos químicos orgânicos provenientes do resíduo gerado na clarificação do suco da fruta, como a vitamina C, foram obtidos por diferentes técnicas de extração e seu potencial biológico foi testado na redução da atividade metabólica de células cancerosas, bem como na inativação de enzimas que estão relacionadas a doença de Alzheimer e diabetes.  O estudo constatou resultados promissores especialmente contra o câncer de mama humano. 

 O trabalho traz um conteúdo científico de caráter único, até então não explorado, conforme explica a autora: “A pesquisa voltada para atividades biológicas acerca de resíduos de acerola verde é inédita, por isso foi aprovada num periódico internacional com conceito A1”, considera. O conceito no qual se enquadra a revista refere-se ao mais elevado nível de classificação, conforme os procedimentos utilizados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

A publicação na conceituada revista foi possível por meio de parceria firmada com a orientadora da pesquisa, a professora Patrícia Poletto, da UFSC, o Instituto de Pesquisa em Ciência dos Alimentos (CIAL) de Madri/Espanha e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

A pesquisa foi iniciada quando a autora lecionava no IFCE campus de Ubajara, em 2019, e decidiu participar do programa de doutorado interinstitucional - DINTER em Engenharia de Alimentos, pela UFSC, em parceria com o IFCE. Além da professora Otília Mônica, participaram do DINTER outros doutores que integram o corpo docente dos campi do IFCE em Fortaleza (Renata Barros Silveira Brasil e João Osvaldo Silva Campos), Limoeiro do Norte (Elayne Cardoso de Vasconcelos), Baturité (Marcela Coelho de Souza), Sobral (Leiliane Téles César e Katiane Arraes Jales e Glawter Lima Maia) e Ubajara (Patrícia Campos Mesquita). 

 Professora Otília Mônica

Professora Otília Mônica iniciou sua pesquisa em 2019, para o doutorado em Engenharia de Alimentos

 

A autora acrescenta que o processo de extração dos compostos usados no trabalho envolveu técnicas consideradas ambientalmente corretas usando solventes que não agridem o meio ambiente e que possibilitam aplicações em produtos destinados ao consumo humano.

  Os subprodutos foram doados para pesquisa pela  Fazenda Amway Nutrilite no Brasil localizada em Ubajara no estado do Ceará, a qual se destaca como a maior empresa produtora e processadora de acerola do mundo.


Acesse o artigo na publicação:

Comparative analysis of biological potential of acerola by-product extracts obtained by hydrothermal and gas-expanded liquid extraction

 

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati