Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > Nosso próximo destino: Canadá
conteúdo

Notícias

Nosso próximo destino: Canadá

Johnattan Douglas comemora início de intercâmbio acadêmico
publicado: 05/09/2017 16h45, última modificação: 06/09/2017 09h27

Além do nome difícil de escrever, o Johnattan também carrega um desejo que, quando surgiu, parecia só mais um daqueles sonhos difíceis de realizar. Mas de tanto se esforçar, de tanto conhecer gente, ler novas histórias e se encontrar em algumas, é justamente aquele desejo - que depois de sonho virou projeto de vida - que ele vai experimentar a partir de agora.

No dia oito de setembro, ele embarca para a cidade de Toronto, no Canadá, e vai viver de lá os quatro meses mais distantes da vida de seus pais. "Os dois, mesmo de origem humilde, sempre estiveram atentos à importância da educação", conta Johnattan. “Eles nunca tiveram essa oportunidade, mas sempre me incentivaram a estudar e a nunca desistir do meu sonho”, acrescenta ele, que foi selecionado pelo programa IFCE Internacional e vai passar um semestre letivo no Seneca College.

Aluno do último semestre do Bacharelado em Ciência da Computação, ele não sabe mais dizer como a vontade de ir para o Canadá apareceu: “A primeira vez que eu disse isso pra minha mãe, que queria ir pra lá, eu devia ter uns 12 anos”. E foi preciso tempo para que ele, sem saber, chegasse mais perto dessa realização. “Conheci o IFCE quando alguém veio fazer uma divulgação de cursos técnicos na minha escola”, lembra Johnattan, que entrou no Instituto como aluno do curso técnico em Informática.

“E eu também queria dizer que, mesmo tendo esperado muito tempo pelo visto e tendo perdido alguns dias de aula, eu não fiquei desanimado”, diz um Johnattan sorridente na conversa para a produção deste texto, poucos dias antes de embarcar. As dez semanas de espera pelo visto alteraram os planos - ele vai chegar em Toronto poucos dias depois do início do semestre. Mas de planos alterados ele entende e fala com tranquilidade. “Eu já tentei outras três vezes, né?”, explica, lembrando que foi aprovado justamente quando a seleção ficou mais rigorosa e passou a contar com uma entrevista em inglês.

E agora, enquanto faz os últimos preparativos para o intercâmbio, Johnattan já adianta os próximos planos: quer seguir carreira acadêmica, aprimorar o inglês… sair da zona de conforto. As cadeiras que ele cursará no Campus Seneca@York envolvem formação em Desenvolvimento Android, Ferramentas para desenvolvimento Web, Portabilidade e Otimização de Software, Comunicação Profissional e Empreendedorismo. “Eu escolhi algumas disciplinas que não tenho aqui. Acredito que lá eu vá ter contato com outras pessoas, outras tecnologias e vivenciar outra cultura. Tenho certeza de que será uma experiência incrível e enriquecedora”, conta ele.

IFCE Internacional
O Programa de Bolsas IFCE Internacional tem o objetivo de consolidar a internacionalização do IFCE por meio da oportunidade de intercâmbio no exterior oferecida a alunos de diferentes níveis de ensino. Lançado em 2013, o programa estabeleceu fortes relações entre o IFCE e instituições parceiras no exterior, e já enviou cerca de 90 estudantes para estudar fora do Brasil. Este ano o programa já ofertou 12 vagas - incluindo uma para o Campus de Aracati. O resultado da seleção está prevista para este mês.

Seneca College
Fundada em 1967, o Seneca tem hoje mais de 5.300 estudantes estrangeiros, oriundos de 130 países. A universidade tem cerca de 60 parcerias com outras universidades do Canadá e do exterior.