Notícias
Lançado app que auxilia no diagnóstico do câncer infantojuvenil
SOLUÇÃO COMPUTACIONAL
O IFCE em parceria com a Associação Peter Pan lançou, nesta semana, o aplicativo de oncologia pediátrica APPonco. Trata-se de uma ferramenta que irá contribuir no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e ajudar crianças e adolescentes na busca pela cura. O aplicativo foi desenvolvido pelo IFCE campus de Aracati, por meio do Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas (LAR), a partir de demanda e requisitos apresentados pela Associação. Um evento de lançamento online ocorreu nessa quinta-feira (3), no canal da Associação Peter Pan no Youtube. O aplicativo já está disponível na Apple Store e na Google Play.
O APPonco consiste numa solução computacional que promove o acesso rápido e seguro à informação para profissionais, pacientes, familiares e cuidadores. De acordo com o professor Reinaldo Braga, coordenador do projeto, a parceria conjugou a atuação da Associação com a expertise técnica do Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas sediado no campus de Aracati.
O desenvolvimento do projeto contou com a colaboração de alunos bolsistas e voluntários do bacharelado em Ciência da Computação do campus de Aracati. Participaram também os professores Thiago Felippe de Lima Bandeira e Carina Teixeira de Oliveira. “Formado por pesquisadores mestres e doutores, além de profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, o LAR detém vasta experiência na concepção e desenvolvimento de plataformas computacionais para apoio à tomada de decisão especialmente em sistemas de saúde”, explica o professor Reinaldo.
O lançamento do APPonco ocorre durante o chamado setembro dourado, mês que concentra ações de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. Para a apresentação oficial do aplicativo está sendo realizada uma série de eventos online. O primeiro ocorreu no dia 1º, com a participação do reitor Virgílio Araripe. Na ocasião, ele falou sobre a importância da iniciativa, destacando o trabalho realizado pela equipe de professores e estudantes do campus de Aracati envolvidos nesse projeto. “É um momento de muita alegria, de muita honra, pelo fato de estarmos ajudando. Esse é um papel social também do Instituto Federal para que a gente possa colaborar com a saúde e com o desenvolvimento do país”. Ele acrescentou que a participação do IFCE nessa iniciativa em parceria com a Associação Peter Pan se reverteu também num aprendizado. “É um momento de crescimento humano, de podermos ajudar e crescermos também”, frisou.
Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati