Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > IFCE terá sistema eólico de eixo vertical em Aracati

IFCE terá sistema eólico de eixo vertical em Aracati

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Projeto será instalado em parceria com o Senai
última modificação: 09/09/2024 10h49

O IFCE campus de Aracati contará com um novo mecanismo voltado para o processo de transição energética no funcionamento de suas instalações. Trata-se de um sistema eólico de eixo vertical, que vai possibilitar o fornecimento de água para os viveiros de peixes e camarões, além de subsidiar as atividades didáticas, sobretudo do eixo de recursos naturais. O projeto se dá por meio de parceria com o SESI - SENAI/Ceará. A previsão é que o equipamento seja instalado num prazo de 60 dias.

De acordo com o gerente de Serviços Técnicos e Tecnológicos do SENAI, Carlos Egberto Rodrigues Mesquita, o equipamento, que fará parte do patrimônio do campus, envolve a turbina, com rotor de 4 metros de diâmetro e 4 metros de altura,  um sistema de bombas d’água composta por 4 bombas volumétricas de 6 polegadas e um tanque de piscicultura, medindo 10 metros de diâmetro com capacidade para 100m³ de água. Considerando o aspecto funcional da relevância para o campus, ele explicou que o sistema poderá ser utilizado no sentido da renovação e oxigenação das águas dos viveiros de peixes e camarões, sem o custo de energia elétrica, o que dará aos produtores deste segmento uma significativa redução de custos, somados a uma maior produtividade por metro quadrado de área de cultivo de peixe e camarão”.

O professor Mário Moreira, diretor-geral do campus, ressaltou a importância do sistema no processo prático de ensino-aprendizagem: “Esta turbina permitirá aos professores do campus oferecer aos alunos uma formação prática e contínua em áreas como meteorologia, projeto estrutural, mecânica e elétrica”. Ele salientou também as oportunidades profissionais que serão favorecidas, considerando o potencial de investimento que a região dispõe na geração de energia eólica: “Ao proporcionar experiências de campo diretas, a formação presencial ampliará as oportunidades de carreira para os alunos, especialmente em uma região com grande potencial para a instalação de turbinas eólicas, como é o Nordeste brasileiro”.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati