Você está aqui: Página Inicial > Aracati > Notícias > IFCE se destaca em Maratona de Programação
conteúdo

Notícias

IFCE se destaca em Maratona de Programação

Alunos de Aracati e de Fortaleza tiveram melhor resultado entre os IFs na etapa regional
publicado: 29/09/2017 11h23, última modificação: 29/09/2017 11h32
Pedro Michael e Joel Uchoa comemoram resultado

Pedro Michael e Joel Uchoa comemoram resultado

A classificação para a etapa nacional da Maratona de Programação foi duplamente comemorada pela equipe do IFCE. Pelo segundo ano consecutivo, o time composto por alunos dos campi de Aracati e Fortaleza conseguiu se classificar para a segunda fase da competição. E, além disso, o desempenho na prova realizada no dia 9 de setembro em Fortaleza garantiu a eles o melhor resultado do Brasil entre os Institutos Federais.

“Entre as equipes que representaram os Institutos Federais na etapa regional, nós tivemos a equipe melhor colocada”, reforça o professor Joel Uchoa, do campus de Aracati. Ele é o treinador do time “O importante é não zerar”, formado pelos estudantes Edvaldo Silva Júnior e Vitor Gomes Chagas, do curso de Engenharia de Computação do campus de Fortaleza; e Pedro Michael dos Santos Soares, que faz Bacharelado em Ciência da Computação no campus de Aracati.

“Foi o nosso melhor resultado até agora, porque além da classificação nós conseguimos resolver um número maior de problemas”, comemora Pedro Michael. “Saímos de cinco no ano passado para oito este ano e, com isso, subimos 27 posições em relação a 2016”. Ao todo, a etapa regional apresentou 13 problemas que os times precisavam resolver em cinco horas de prova. No Brasil, 816 times de 232 instituições participaram da etapa regional realizada em 51 sedes, que é o termo para designar os locais de competição – no Ceará, além da sede de Fortaleza também houve aplicação da prova nas cidades de Crato e Sobral.

FASE NACIONAL
A etapa nacional da competição será realizada nos dias 10 e 11 de novembro em Foz do Iguaçu (PR) e contará com a participação de 72 times, entre eles o do IFCE. A competição é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação que seleciona as equipes que irão participar da etapa mundial do evento, a ser realizada em abril de 2018 na cidade de Beijing, na China.