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IFCE desenvolve assistente virtual com recursos de inteligência artificial

Mecanismo possibilita a geração de respostas online a questões sobre o instituto
última modificação: 20/09/2024 10h18

Baseado nos avanços da inteligência artificial, o IFCE está desenvolvendo um assistente virtual que possibilita tirar dúvidas do usuário sobre o instituto, atendendo aos diferentes públicos, tais como alunos, pais, professores e técnico-administrativos. Trata-se do ChatIFCE, já disponível, em caráter experimental, no link: https://suapuno.app/ifce.

À frente do desenvolvimento dessa ferramenta, o professor Raimundo Valter Costa Filho, do IFCE campus de Aracati, informa que o projeto foi motivado pelos avanços da inteligência artificial, “que tornam possível uma enorme quantidade de aplicações, onde o computador pode compreender e responder para um humano”. Foi nessas condições que surgiu o  chatGPT. “Nós queremos aplicar esse ganho de produtividade em assistentes virtuais aplicado ao IFCE”, salientou ele.

O ChatIFCE é derivado do SuapUNO, um aplicativo voltado para o aluno, que está sendo desenvolvido por meio de edital do Polo de Inovação do IFCE. Dentro deste aplicativo, ressalta Raimundo Valter, “sentimos a falta de um assistente virtual para responder perguntas frequentes dos alunos. Daí surgiu o Suapinho. Dele, foi um pulo para pensarmos no chatIFCE”, relata.

 O funcionamento do mecanismo se dá a partir de uma estrutura de contextos conhecidos que são gerenciados por um profissional do campus. Basicamente, esse profissional cadastra os contextos relevantes relacionados ao campus, tais como: regulamentações, calendários, horários de atendimento, dentre outros, que sejam de interesse da instituição tornar acessíveis. 

 “Quando o usuário conversa com o chatIFCE, esse contexto é recuperado e posto para um modelo de linguagem natural responder à pergunta baseada nesse contexto que supostamente tem a resposta que o usuário do chatIFCE está interessado”, esclarece o professor. “Caso não contenha informações relevantes em nosso banco de dados, o sistema guarda essa nova pergunta do usuário e repassa para o administrador intervir, inserindo contexto relevante para essa nova pergunta. Quando o usuário perguntar novamente, o chatIFCE saberá responder”, conclui ele.

 A equipe envolvida na iniciativa pretende elaborar o projeto, visando à aprovação em editais de financiamento, para possibilitar o aprimoramento do mecanismo.

Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati