Notícias
Equipes do campus exaltam experiência no Siará Tech Summit 2023
O IFCE campus de Aracati esteve presente no Siará Tech Summit 2023 com uma série de projetos desenvolvidos por equipes de alunos e professores. O evento foi realizado no Centro de Eventos em Fortaleza, nos dias 7 e 8 de novembro. Seis dos trabalhos expostos pelas equipes do campus foram concebidos no intuito de se tornarem futuros negócios empreendedores no mercado na condição de startups, por discentes do Bacharelado de Ciências da Computação, do Técnico em Informática e do Bacharelado em Engenharia de Aquicultura. O campus foi representado também pelo projeto de pesquisa, extensão e ensino "Aracati a Pé Acessível em Libras", promovido pelo Laboratório de Práticas de Guiamento do campus Aracati.
Líder da equipe do projeto Dimpe, o estudante Thiago Augusto salientou a participação no evento como uma experiência enriquecedora que realçou o entusiasmo da equipe pelo projeto. “A gente pode validar ainda mais a nossa solução e conhecer o mercado. Recebemos muitas pessoas interessadas em investir na proposta” , relatou ele, destacando também conhecimento adquirido: “Recebemos dicas bem valiosas de como nos inserir melhor no mercado e de como melhorar ainda mais a nossa solução”.
Quem também destacou os resultados positivos da experiência, foi a estudante Ingrid de Castro, líder do Portal Lisi falou sobre a empolgação da equipe, sobretudo em função das conexões realizadas durante o evento. “O ponto principal a ser destacado seria a experiência gratificante e enriquecedora que nos trouxe uma visão valiosa sobre as tendências atuais do mercado e as oportunidades de crescimento. Conhecemos pessoas incríveis que compartilharam os mesmos objetivos e visão. Estávamos rodeadas de projetos impecáveis e com foco na inovação”.
Ex-aluno do IFCE e atualmente integrando o quadro docente do campus de Aracati, o professor Ruan dos Santos Gondim também destacou o saldo positivo da participação evento, onde ele representou, como sócio-adminstrador, a startup de turismo inteligente Gnomon, ressaltando a interação com empreendedores, outros expositores e investidores. “Foram muitos aprendizados, diversas experiências que vão ficar na minha memória e que vão mudar o rumo e a história da Gnomon a partir de hoje”.
Projetos apresentados
SIM.ECC - Este projeto de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de software inteligente para o cálculo e constante monitoramento do ECC (Escore de Condição Corporal), que consiste no índice de avaliação visual da quantidade de gordura presente no corpo da vaca leiteira. Tal sistema será capaz de captar, de modo automatizado, imagens do rebanho, processar essas imagens por meio do uso de servidores próprios, classificar as imagens com o uso de técnicas e algoritmos de inteligência artificial (IA) e direcionar os resultados ao produtor pecuarista por meio de aplicativo mobile. Espera-se, com este projeto, contribuir para a pecuária de precisão por meio da inserção de tecnologia. Equipe: Melissa de Sousa, Francisco Ítalo Silva, Luan França; Lara Beatriz (todos do Bacharelado em Ciência da Computação-BCC).
Nauplius - Startup fundada pelo aluno José Cláudio, do Bacharelado em Ciência da Computação, com orientação do professor Raimundo Valter. Consiste no desenvolvimento de um aplicativo inovador que utiliza tecnologia de inteligência artificial para contar automaticamente a quantidade de camarões na fase larval (náuplios) em uma amostra e estimar a quantidade total contida em um tanque. “Com nossa solução, os produtores poderão economizar tempo e acompanhar a contagem de animais com maior frequência, além de obter resultados mais precisos. A missão é revolucionar a indústria da aquicultura, tornando-a mais eficiente e tecnologicamente avançada”. Equipe: José Cláudio, Eduardo Santos, Lucas Ribeiro, Ana Carla (todos também do BCC).
IAlgas - O projeto iAlgas representa um avanço na aplicação da visão computacional na aquicultura, uma área historicamente caracterizada pela intensa operação manual e desafios associados à contagem precisa de elementos vivos, como alevinos, microalgas e camarões. Trata-se de uma plataforma que incorpora uma rede neural personalizada do tipo YOLO, conhecida por sua capacidade de identificação de objetos, oferecendo desempenho e precisão para a detecção precisa dos elementos específicos relevantes para o contexto. Esta pesquisa destaca-se em fornecer confiabilidade e velocidade incomparável no processo de contagem de pós-larvas de camarão e microalgas marinhas. A plataforma oferece aos usuários uma ferramenta essencial para monitorar o desempenho das suas operações. Através de um acompanhamento meticuloso e diário das contagens, o iAlgas capacita os utilizadores a avaliarem o crescimento diário e rendimento final do crescimento das algas com elevada precisão. Equipe: Matheus Ferriera (BCC), Jéssica (Eng. Aquicultura); Francisco Alisson (BCC)
DIMPE - A utilização de drones com câmera está cada vez mais comum, nos mais diversos contextos, que vão desde filmagens cinematográficas até mapeamentos topográficos. Tal tecnologia já é considerada uma ótima solução para cobrir grandes áreas de terra em curto período de tempo, sem a demanda de muitos recursos. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de um drone inteligente para auxiliar na vigilância e monitoramento de perímetro residencial ou em áreas de segurança. A partir de uma câmera acoplada ao Drone, tal sistema deverá ser capaz de identificar pessoas ou objetos, por meio de inteligência artificial (IA), que não deveriam estar em determinado perímetro e então, acionar sistemas de alarme e seguranças do local. Espera-se, com esta proposta, contribuir na área da segurança, reduzindo riscos para profissionais de segurança e estimulando a inovação. Equipe: Gabriel Pimentel, Thiago Augusto, Cristina Araújo (todos do BCC).
PORTAL LISI - Plataforma educacional voltada para crianças autistas. Equipe:Ingrid de Castro, Iasmim de Castro, Milena Gondim (apoio de suporte).Todas do BCC.
SpacePet - O aplicativo SpacePet reúne pet shops, clínicas veterinárias e profissionais do setor para que o usuário agende, 24 horas por dia, banhos, tosas, consultas e adestramento, entre outros serviços. Por meio da geolocalização, o usuário encontra estabelecimentos próximos de onde estiver. Equipe: Thiago Henrique Souza de Sousa e Maria Clara Lima Donato, do curso técnico em Informática, e Francisco Alisson Nogueira Vieira, do BCC.
Aracati a Pé Acessível em Libras - O projeto tem por objetivo acessibilizar à comunidade surda roteiros turísticos com orientações usando recursos de áudio e vídeo para garantir acessibilidade e inclusão social em espaços culturais públicos. A iniciativa conta com apoio do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Específicas (NAPNE), da Associação dos Surdos do Aracati- ASA e da Prefeitura do Aracati. No Siará Sumitt, o projeto foi representado por uma equipe composta por bolsistas dos Cursos de Guia de Turismo e Bacharelado de Ciências da Computação, entre ouvintes e surdos, entre eles: Denilson Felix, Eduarda Vitorino, Kaylanne Maia, Luan França, André Filho e Albercílio Silveira, acompanhados pela professora Elsine Carneiro Falcão e das intérpretes de libras Tânia Santos e Sabryna Melquiades. Na ocasião, eles apresentaram uma amostra da "Rota das Paisagens Culturais Urbanas do Aracati em Libras", projeto vinculado à Tese de Doutorado da professora Elsine Falcão, orientada pelos professores Edson Silva e Laura Marques (UFC). O projeto conta com o apoio dos professores do Eixo de Hospitalidade e Lazer: Áfia Almeida, Cristina Lima, Márcia Negreiros e Charles Vale do IFCE campus Aracati e do professor Ebson Gomes da Universidade Federal do Semi-Árido- UFERSA, Campus Caraúbas.