Notícias
Docentes de Aracati defendem teses em renomados programas de pós-graduação
A riqueza cultural com foco na acessibilidade para surdos, a produção lagosteira e o turismo gastronômico do litoral leste cearense constituem temas centrais das teses defendidas, recentemente, por três professoras do IFCE campus de Aracati em renomados programas de pós-graduação, tanto no Brasil quanto no exterior. As pesquisas abordam temas essenciais para o desenvolvimento regional, sustentabilidade e turismo, contribuindo significativamente para a produção científica e a proposição de políticas públicas. As autoras integram o Eixo de Hospitalidade e Lazer do IFCE no município, que engloba os cursos técnicos de Guia de Turismo e Eventos e a graduação em Hotelaria.
Professoras Eveline, Áfia e Elsine integram o eixo Hospitalidade e Lazer do campus de Aracati Foto: Vitor Honório
A mais recente foi a tese da professora Eveline Porto Sales Aguiar, intitulada “Turismo Gastronômico e Desenvolvimento Econômico dos Territórios”, apresentada no dia 26 de fevereiro, no Programa Doutoral em Turismo da Universidade de Aveiro, em Portugal. A pesquisa investiga o papel do turismo gastronômico no desenvolvimento econômico dos territórios, explorando os fatores que influenciam o consumo e os multiplicadores associados aos impactos econômicos.
Já a docente Áfia Suely Santos da Silva de Almeida defendeu sua pesquisa “Indicação Geográfica e Sustentabilidade Local: O Potencial Produtivo da Lagosta no Município de Icapuí-Ceará” no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA- UFC), no dia 20 de fevereiro. O trabalho analisa a produção lagosteira no litoral cearense e sua viabilidade para o reconhecimento por Indicação Geográfica, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos.
Por sua vez, a tese intitulada “Rota da Acessibilidade: Planejamento das Paisagens Culturais Urbanas do Aracati-CE”, da professora Elsine Carneiro Falcão, foi apresentada, também no PRODEMA- UFC, no dia 3 de dezembro de 2024. Sua pesquisa propõe um modelo de rota turística acessível e inclusiva em ambientes de paisagens culturais urbanas para o município de Aracati, promovendo uma reflexão sobre mobilidade e inclusão em espaços de patrimônio histórico urbano.
Esses trabalhos demonstram o compromisso do IFCE - Campus Aracati com a produção acadêmica de excelência e a formação de profissionais altamente qualificados para a área de turismo e lazer. Além disso, reforçam a importância da pesquisa científica para a compreensão e fortalecimento das atividades turísticas sustentáveis e da valorização cultural e ambiental da região.
Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati