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Duas equipes de Maracanaú são selecionadas para o programa Power4Girls - Empower to Lead

EMPREENDEDORISMO

A iniciativa tem como público-alvo alunas de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país
última modificação: 30/03/2023 17h13
Integrantes das duas equipes selecionadas de Maracanaú e suas orientadoras. Foto: Guilherme Branca

Integrantes das duas equipes selecionadas de Maracanaú e suas orientadoras. Foto: Guilherme Branca

Duas equipes do campus de Maracanaú, formadas por meninas do ensino técnico integrado dos cursos de Química e Mecânica, tiveram seus projetos selecionados para participar do programa Power4Girls - Empower to Lead. A iniciativa, assinada pelo Consulado dos Estados Unidos no Brasil, conta com a implementação do Instituto Glória e apoio da rede CONIF. O campus de Maracanaú foi o único no estado do Ceará a aprovar proposta, sendo a segunda vez consecutiva que participa da iniciativa.

 A temática trabalhada pelo programa em 2023 foi a de Acessibilidade e Inclusão. Dentro da proposta, a equipe formada pelas estudantes Leila Lima de Freitas, Letícia Lima de Freitas, Marina Belle Guerra Reis e Hellen Kelly Barros Soares, do curso técnico integrado em Química, orientadas pela professora Caroline de Goes Sampaio, aprovou a ideia da construção de um jogo de RPG batizado de “Midswitch”.

 “Esse jogo vai ajudar a entender as dificuldades que pessoas com deficiência enfrentam todos os dias”, explica Letícia Lima de Freitas, uma das integrantes do grupo, que enfatiza o objetivo de aumentar a conscientização e a empatia das pessoas sobre a temática.

Já as estudantes Adriele Ferreira Cunha, Caroline Maria de Queiroz Freitas, Maria Helena Diniz de Queiroz e Maria Victoria Queiroz da Silva, orientadas pela docente Mariana Macedo propuseram o desenvolvimento de um aplicativo chamado de "Incluina@mesa" que tem por finalidade fazer uma classificação de restaurantes da área da Região Metropolitana de Fortaleza, de acordo com diversos critérios de acessibilidade.

Percebemos que, nos aplicativos de comida dos restaurantes, muitos deles não tinham a avaliação do público-alvo, de pessoas com deficiência como: estrutura, se aquele ambiente realmente tratava as pessoas com acolhimento e se os funcionários tinham o preparo. Então, a gente resolveu criar um aplicativo para essa finalidade”, comenta Caroline Maria de Queiroz Freitas, do primeiro ano, do curso técnico integrado de Mecânica.

A docente Mariana Macedo, que orienta o projeto das alunas do curso técnico integrado em Mecânica, analisa a proposta Power4Girls - Empower to Lead como uma forma interessante de empoderamento feminino. “Eu considero que fazer despertar o espírito de liderança, de empreendedorismo, de empoderamento já no ensino médio pode prepará-las para ocupar futuros cargos de liderança nas suas vidas adultas, ocupando posições importantes, principalmente em políticas públicas”, comenta a docente.

 A professora Caroline de Goes Sampaio destaca a inserção das alunas na pesquisa. “Estamos desenvolvendo futuras pesquisadoras. A gente deseja que elas consigam alcançar os objetivos delas nessa caminhada de aproximadamente 6 meses de projeto: de pensar, de realizar e apresentar. Eu acho que a apresentação é o momento único para essas meninas, elas vão ter a oportunidade de compartilhar com todas as outras selecionadas, toda a experiência que elas tiveram ao longo dessa caminhada", analisa a docente.

 Além das orientações das professoras do campus, as integrantes do projeto recebem mentorias  de profissionais ligadas ao concurso, que abordam noções de empreendedorismo e inovação. Ao final, no mês de outubro, em Brasília, acontecerá a apresentação dos projetos concretizados para a Embaixada dos Estados Unidos, empresas e demais participantes.

Comunicação Social/Maracanaú 

 # Nota com Foto: Descrição da Imagem: Oito adolescentes posam em pé para foto. Elas usam calça comprida e blusas que intercalam o uniforme do Instituto Federal (constituído por camisa com cor predominante branca com losangos verdes) e blusas pretas. Agachadas, na imagem, duas professoras: uma no lado esquerdo usa calça jeans clara e camisa branca e , no lado direito, a outra usa calça jeans escura e blusa rosa claro.