Você está aqui: Página Inicial > Umirim > Notícias > Umirim completa um ano de uso da plataforma SIADS
conteúdo

Notícias

Umirim completa um ano de uso da plataforma SIADS

GESTÃO PÚBLICA

Plataforma traz maior controle e ganhos de eficiência para o campus
última modificação: 07/12/2022 10h04

O mês de dezembro de 2022 completa um ano que o campus Umirim completou a implementação do SIADS (Sistema Integrado de Administração de Serviços) para o controle do estoque de materiais.

O SIADS é uma solução que viabiliza aos órgãos da Administração Pública Federal um controle completo e efetivo de seus (1) estoques de materiais, (2) bens patrimoniais e (3) serviços de transporte.

O sistema é de uso obrigatório pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, incluindo as empresas estatais dependentes, conforme Portaria nº 232, de 2 de junho de 2020.
Entre as vantagens do uso da plataforma estão:

- Promove a eficiência dos gastos públicos;
- Promove o bom gerenciamento patrimonial permitindo o reaproveitamento de bens, evitando aquisições desnecessárias;
- Potencializa a racionalização financeira, processual e de pessoas;
sistematiza os registros contábeis dos estoques, bens móveis, permanentes e de consumo, e bens intangíveis (aderente ao PCASP);
- Proporciona informações para apoiar as decisões governamentais de alocação mais eficiente de recursos;
infraestrutura centralizada, sem custos para novos aderentes.

A implementação do SIADS é algo a ser comemorado tanto pela carga de trabalho envolvida no processo, como pelos ganhos já citados do uso da plataforma.

Desde que o controle de estoque de materiais passou a ser feito pelo SIADS, a equipe de técnicos administrativos do campus está empenhada nas próximas etapas de implementação da plataforma, que são o controle dos bens patrimoniais e do serviço de transporte.