Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > campus_tiangua > NEABI
conteúdo

NEABI

última modificação 14/10/2020 16h13

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) atua na promoção de ações afirmativas sobre Africanidade, Cultura Negra e História do Negro no Brasil (Lei no 10.639/2003) e nas questões indígenas, respaldada na Lei nº 11.645/2008, e diretrizes curriculares que normatizam a inclusão das temáticas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

O NEABI do Instituto Federal do Ceará foi criado pela Resolução n° 071, de 31 de julho de 2017 que aprova o regimento interno dos Núcleos nos campi do IFCE. O regimento orienta quanto aos procedimentos para implantação e/ou fortalecimento dos NEABIs na rede dos Institutos Federais do Ceará.

A missão dos NEABIs é sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e outras formas de discriminações e a ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil, no Ceará e, em particular, no Instituto Federal do Ceará.

A unidade do NEABI no Campus Tianguá foi instituído por meio de portaria e que está estruturado para desenvolver ações e eventos educativos e culturais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão ligados às questões étnico-raciais. Atua nas temáticas da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena por meio de ações interdisciplinares e que direcionam para uma educação pluricultural e pluriétnica

Portaria do NEABI
Acesse aqui

Contatos
Instituto Federal do Ceará - Campus Tianguá
Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)
Av. Tabelião Luiz Nogueira Lima, s/n, Santo Antônio - CEP: 62.324-075 - Tianguá-CE
E-mail: neabi.tiangua@ifce.edu.br