Você está aqui: Página Inicial > Tianguá > campus_tiangua > Incubadora de Empresa
conteúdo

Incubadora de Empresa

última modificação 29/06/2017 15h06

Incubadora de Empresa

É um programa de extensão que fomenta o empreendedorismo, a partir de uma ação pedagógica, que se destina a apoiar alunos e egressos com perfil empreendedor inovador, na medida em que vem proporcionar um ambiente e condições apropriadas para implementação, desenvolvimento e funcionamento de suas empresas (serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional) com o objetivo de transformar ideias e projetos em produtos, processos ou serviços com inovação tecnológica, que atendam ou induzam demandas de mercado.

Programa de Incubação

- Pré-Incubação: conjunto de ações destinado aos alunos e egressos do IFCE que não possuem empresas constituídas e detectaram uma oportunidade de negócio, conhecem como viabilizá-la, mas necessitam de apoio por um período de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 12 meses, no qual poderão utilizar todos os serviços da incubadora para o término da definição do empreendimento, sob orientação técnica de um servidor do IFCE, incluindo a realização de Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica, a estruturação do Plano de Negócios ou a elaboração do protótipo/processo e a orientação para captação de recursos necessários para efetivo início do negócio.
- Incubação: Destina-se a apoiar empresas constituídas, sob orientação técnica de um servidor do IFCE e/ou instituições parceiras, para consolidação e continuidade de novos negócios que visem o desenvolvimento de produto ou linhas de produtos ou serviços com apoio da Incubadora por um período de 24 meses, podendo ser prorrogado por até 12 meses.
- Empresa Residente: pré-incubada ou empresa incubada que necessita ficar hospedada em um espaço físico ofertado pela Incubadora de Empresas do Instituto Federal do Ceará - Campus Tianguá.
- Empresa Não-Residente: empresa Incubada, que não necessita ficar hospedada em um espaço físico dentro da estrutura ofertada pela Incubadora de Empresas do Instituto Federal do Ceará - Campus Tianguá, porém utiliza os serviços oferecidos pela mesma.

Missão
Contribuir para o desenvolvimento de negócios inovadores sustentáveis no Estado do Ceará.

Visão
Ser reconhecida na Região da Ibiapaba no assessoramento técnico e gestão de negócio e inovação.

Valores

- Ética e Transparência;
- Responsabilidade Sócio-Ambiental;
- Cultura de Inovação;
- Valorização Humana e Profissional;
- Proatividade;
- Cooperação.

Apoio disponibilizado pela incubadora

- Articulação com entidades parceiras de ensino e pesquisa, buscando acesso às informações científicas e tecnológicas e serviços tecnológicos, condicionada à disponibilidade de pesquisadores e laboratórios, bem como ao disposto no art. 4º, inciso I e parágrafo único da Lei nº 13.243/16 que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei no 10.973, de 2 de dezembro de 2004;
- Orientação na elaboração e atualização do plano de negócios;
- Orientação na identificação de pesquisadores e tecnólogos que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos/serviços;
- Orientação no registro de propriedade intelectual em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/IFCE;
- Orientação no processo de licenciamento de produtos junto aos órgãos governamentais em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/IFCE;
- Orientação para o dimensionamento e quantificação do mercado;
- Orientação nas estratégias de divulgação e comercialização de produtos e serviços;
- Busca de soluções para capacitação em gestão empresarial;
- Infraestrutura para uso compartilhado conforme disponibilidade da Incubadora de Empresas do Campus.

Processo Seletivo

1ª Etapa: Pré-Seleção

Consiste na avaliação das propostas apresentadas pelos empreendedores. Constitui numa etapa eliminatória no processo de seleção e somente os candidatos aprovados nesta etapa serão convocados para entrevista posterior. As propostas serão julgadas, pela Gerência da Incubadora do IFCE - Campus Tianguá, juntamente com a Comissão de Avaliação.

2ª Etapa: Entrevista

Os candidatos, aprovados na etapa de Pré-Seleção, serão convocados para uma Entrevista com um psicólogo do IFCE. Essa etapa é relevante e eliminatória no processo de seleção, e somente os candidatos aprovados serão convocados para a Capacitação de Empreendedores.

3ª Etapa: Capacitação de Empreendedores

Os aprovados na etapa da Entrevista deverão participar do Curso de Capacitação de Empreendedores, onde serão abordados tópicos de elaboração de Plano de Negócios. Para participar dessa etapa o candidato deverá ter sido aprovado nas etapas anteriores, e ao final da capacitação apresentar o Plano de Negócios. A participação na capacitação é etapa obrigatória do Processo de Seleção.

4ª Etapa: Seleção Final

Os Planos de Negócios elaborados pelos empreendedores, na fase anterior, serão avaliados com base nos critérios estabelecidos no Regimento Interno da Incubadora do IFCE. Essa fase contempla o prazo de recurso e divulgação do resultado final.

Contato

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Campus Tianguá
Gerência Incubadora
E-mail: incubadora.tiangua@ifce.edu.br
Rua Rodovia CE, 187 - Aeroporto - CEP: 62.320-000 - Tianguá/CE
Fone: (88) 3671.7900

registrado em: